Iniciativa será concluída nesta quinta-feira (26), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), no bairro Pratinha, em Belém
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) fortalece sua parceria com as instituições das Forças Armadas Brasileiras em uma campanha de doação de sangue realizada, no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), no bairro da Marambaia, em Belém, de terça-feira (22) até esta quinta-feira (26), dia em que a ação será no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), no bairro Pratinha, em Belém. As campanhas têm o apoio da unidade móvel e de uma sala montada da Fundação Hemopa, o que facilita o acesso aos serviços de coleta de sangue e garantem maior mobilidade nos processos de transfusão.
A assistente social do Hemopa, Lilian Bouth, destacou a importância da sensibilização e da captação de novos doadores durante a ação no Batalhão, especialmente em antecipação ao período festivo do Círio de Nazaré em Belém. “O Hemopa já começa a intensificar suas ações para o período de outubro, o qual é o período do Círio. Diante da necessidade de manter nosso estoque, nos mobilizamos para essas parcerias, como a de hoje com o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Essa colaboração é fundamental para garantir a manutenção de nosso estoque de sangue”, disse.
O 2°BtlOpRib é responsável por operações de busca, salvamento e patrulhamento de embarcações nas áreas ribeirinhas e fluviais da Amazônia, demonstrou seu comprometimento com a responsabilidade social ao apoiar a Fundação Hemopa, incentivando a mobilização de voluntários para a doação de sangue. Já o Ciaba é uma organização militar da Marinha do Brasil destinada à formação do pessoal da Marinha Mercante e oficiais da reserva.
Alison Silva, marinheiro do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, compartilhou a emoção de doar sangue pela primeira vez, destacando o incentivo de um colega de batalhão que o conscientizou sobre a importância de ser um doador regular, especialmente em áreas isoladas com difícil acesso a hemocentros. “A sensação de estar ajudando, de salvar vidas, é algo que carrego comigo a cada doação”, afirmou ele, descrevendo a doação como uma missão silenciosa, porém de grande impacto, e ressaltando o sentimento de dever cumprido a cada nova contribuição.
Serviço – A campanha de doação de sangue do Ciaba segue até está quinta-feira (26), das 8h às 15h, na Rua da Marinha, na rodovia Arthur Bernardes, 245, no bairro Pratinha, em Belém.
Texto: Beatriz de Nazaré (estagiária), sob supervisão de Aline Seabra – Ascom/Hemopa