Não é o melhor momento para comemorar, mas como deixar passar em branco uma data dedicada àquelas que têm o dom de gerar um outro ser. O que seria isso senão uma verdadeira doação, do corpo, da alma e doação de sentimentos múltiplos. As MÃES representam uma das formas mais genuínas de se doar e de amor ao próximo. E é por isso que a Fundação Hemopa sempre oferece algo especial para elas.
O Hemocentro Regional de Marabá recebeu a Aline Pinheiro, mãe de gêmeas que nasceram prematuras e precisaram de sangue. Aline se tornou uma doadora, pois sabe bem a importância deste ato. “Como mãe, estamos toda hora doando amor, doando tempo, carinho, nosso cuidado. Então por que não doar sangue? Minhas filhas precisaram de doação, mas não só elas, a todo tempo a gente sabe da necessidade de pessoas precisando de sangue. A nossa ajuda é muito importante”, ressaltou Aline.
Em cada umas das 9 unidades de coleta de sangue do Estado, as mães foram recebidas com muito carinho e lanches especiais para este momento. Chocolates e rosas foram escolhidos como símbolo de doçura e beleza para elas.
No Hemopa Belém, a doadora Renata Randel tem dois filhos que estão em isolamento em casa. Ela decidiu sair apenas para fazer a doação de sangue. “Para mim é um gesto de amor. Porque o verdadeiro amor é uma atitude que você faz e não espera nada em troca. Então vim aqui doar pensando no presente, em ajudar as pessoas que estão nos hospitais esperando essa doação”.
A Fundação Hemopa atende cerca de 200 hospitais em todo o estado do Pará e a demanda transfusional é ininterrupta. Desde o início da pandemia, o número de doações caiu significativamente e como estratégia de racionalização, a rede hospitalar e a Hemorrede trabalham para que os pedidos de bolsas de sangue sejam direcionados aos casos emergenciais.
As doações de sangue podem ser feitas de forma espontânea ou agendada em 9 unidades de coleta no Pará, nos municípios de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí. E para ser um candidato à doação é necessário seguir os critérios básicos que são: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).
Clique aqui e agende a sua doação em uma das unidades de coleta