Fundação Hemopa completa 46 anos salvando vidas todos os dias no Pará

Text_2

Hemocentro capta e distribui os componentes do sangue para hospitais

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) completa 46 anos de funcionamento nesta sexta-feira (02). Responsável pela manutenção da Política Estadual do Sangue, a Fundação Hemopa segue sendo referência na captação de doadores, no processamento e armazenamento, além da pesquisa, qualificação e distribuição dos componentes do sangue em todo o Pará.

De acordo com dados levantados pelo Hemopa, somente no último ano, houve o aumento de 7% de doações de sangue, o equivalente a quase 4 mil bolsas de sangue, o que pode beneficiar mais de 15 mil vidas paraenses. Hemopa completa 46 anos salvando quase 15 mil vidas neste último ano.

Fundado em 2 de agosto de 1978, o Hemopa fez grandes investimentos em procedimentos modernos de sorologia do sangue, o que lhe rendeu um de seus primeiros grandes reconhecimentos como hemocentro, tanto entre os profissionais da saúde quanto na sociedade brasileira em geral.

Expansão – O banco de sangue expandiu significativamente sua rede nos últimos seis anos, com a inauguração de 21 novas agências transfusionais. Apenas no último ano, foram abertas 8 novas unidades, reforçando a capacidade de atendimento e distribuição de sangue na região.

O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, ressaltou a importância desses avanços e o compromisso contínuo da instituição em atender as necessidades transfusionais da população paraense neste mais um ano de funcionamento. “Nos últimos anos, a Fundação Hemopa tem alcançado avanços concretos em suas atividades. Em 2024, além de expandir sua cobertura com 21 agências transfusionais, comemora o aumento contínuo nas doações de sangue. Comparado a 2023, houve um crescimento de 7% nas doações nos primeiros sete meses do ano. Este aumento destaca a crescente sensibilidade e solidariedade da população paraense em relação à importância da doação de sangue, com 16 novos municípios participando da campanha este ano”, afirmou.

Entre os doadores, que participaram das celebrações de aniversário, Brendo Gaia, de 29 anos, fez sua primeira doação exatamente no dia do aniversário do Hemopa. “Sempre tive vontade de doar, mas nunca tinha encontrado a oportunidade certa. Quando soube que o Hemopa estava completando 46 anos, decidi que seria o momento perfeito para começar a ajudar. Foi uma experiência emocionante e gratificante saber que estou contribuindo para salvar vidas,” compartilhou Brendo.

Por outro lado, Alan Costa, é um doador veterano que já contribui com o Hemopa há mais de 20 anos. “Comecei a doar sangue em 2001, depois que um familiar precisou de transfusões. Desde então, faço questão de vir sempre que posso. A cada doação, sinto que estou fazendo a diferença na vida de alguém, e isso me motiva a continuar”, disse Alan.

Por Aline Seabra (Hemopa)