Fundação Hemopa começa a semana com mais de 600 bolsas de sangue em estoque

Text_2

 

O final de semana foi movimentado nas unidades dos municípios de Belém, Castanhal, Abaetetuba, Santarém e Marabá. Somando todas as ações, foram coletas 631 bolsas de sangue.

O Hemocentro de Belém realizou coleta na sede, na Batista Campos, na unidade Castanheira e, como campanha externa, a equipe foi até a Igreja Quadrangular de Marituba, no último sábado. No total, foram 310 bolsas de sangue coletadas e 30 novos cadastros no Registro Nacional de Medula Óssea – Redome.

O Hemocentro Regional Santarém, no oeste do Pará, vários grupos colaboraram com o resultado positivo de campanha. O Centro Universitário Luterana de Santarém (CEULS), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a empresa Zum Telecom e as mulheres do Quilombo Saracura, somaram 105 voluntários presentes. Desses 89 coletas foram realizadas e 41 novos cadastros no Redome.

Entre os doadores, Ivonilce de Jesus Santos, de 43 anos, que é agente Comunitária de saúde do quilombo de Saracura e mobilizou mulheres para esta boa ação. “Era um sonho de muito tempo. É uma maneira de ajudar ao nosso próximo. Mostrar que a ajuda não é só com bens materiais. Mas também doando um pouco do nosso sangue, pois sangue é vida”.

Já no Hemocentro Regional de Castanhal, o projeto Brasil dos jovens colaboradores da Companhia Têxtil mobilizou 37 voluntários que compareceram. Desses, 32 estavam aptos a doação. Este Hemocentro tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional de 48 municípios da região nordeste do Pará.

Em Tucuruí, o Hemonúcleo recebeu voluntários de caravanas do município de Breu Branco e ainda do projeto “Vida por Vidas”, da Igreja Adventista do 7° Dia. Foram 105 comparecimentos com 88 bolsas de sangue coletadas.

“O sábado pra gente é um dia especial, de fazer o bem e amar ao próximo. Estou muito feliz de participar desta ação”, disse Wilton Quaresma, 45 anos, servidor público.

O estoque de Tucuruí assegura o atendimento transfusional da Região dos Lagos, que compreende os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

A ação no Hemocentro Regional Marabá reuniu 60 candidatos à doação com a ajuda da caravana do ‘Grupo Vida’, de Eldorado dos Carajás e o ‘Grupo Arco-Ires’. Foram 58 bolsas de sangue coletadas no total. A unidade hemoterápica tem a responsabilidade de atender as solicitações tranfusionais de aproximadamente 37 municípios do sudeste paraense.

O Hemonúcleo Abaetetuba, a ação ficou mais animada com a presença da caravana da torcida ‘Leões de Abaetetuba’. Até o mascote doou sangue. No total , foram 63 comparecimentos e 54 bolsas de sangue doadas.

– “Esta é uma parceria que já dura 5 anos. Estamos doando um pouco da gente, do nosso sangue, que está sendo levado para quem mais precisa e está hospitalizado”, disse o torcedor Adilson Santos, de 43 anos.