Como parte da Campanha do Círio, a parceria com as forças armadas possibilita abastecer o estoque de sangue do Hemopa de forma significativa. Nesta quarta-feira, dia 03, oficiais da Marinha e da Aeronáutica compareceram no Hemocentro de Belém, na Batista Campos, para fazer as doações.
A diretora técnica, Dra. Luciana Maradei, juntamente com a Dra. Ilka Rosa, coordenadora de hemoterapia, recepcionaram os comandantes presentes.
Pela primeira vez, o marinheiro recruta, Douglas Santos, de 19 anos, estava pronto para doar. “Os outros marinheiros disseram que é tranquilo. Tenho muita vontade de ajudar ao próximo, porque temos que pensar que um dia a gente pode precisar dessa doação”, disse, consciente, o marinheiro.
No total, foram 47 comparecimentos e 41 bolas de sangue coletadas de oficiais da Marinha do Brasil. O Almirante Newton de Almeida Costa Neto comandante do 4º distrito naval agradeceu a atitude de todos os marinheiros que se dispuseram a doar. “Muitas vidas serão salvas com o sangue de vocês. Obrigada por terem tido essa atitude extremamente nobre”, disse o Vice-Almirante se dirigindo aos marinheiros.
O 1º Tenente da Auronáutica, Luiz Carlos, fez parte dos 76 oficiais que compareceram ao Hemopa desde o dia 25 de setembro até hoje, dia 2 de outubro. “Tem muita gente que não pode doar. E eu estou saudável e posso fazer a doação de sangue. Então, estou aqui para ajudar a salvar vidas”, destacou. Do efetivo de comparecimento, 64 bolsas de sangue foram coletadas de oficiais da Aeronáutica.
Ainda como parte da programação da Campanha do Círio, em parceria com as forças armadas, haverá uma ação externa, no Comando Militar do Norte, na próxima sexta-feira, dia 4.