Mesmo sob forte chuva, a solidariedade fez muita gente ir até o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) neste sábado, dia 3, para a abertura da Campanha de Carnaval 2018 da instituição. A ação estratégica segue até o dia 9 e visa restaurar o estoque de sangue do hemocentro, que só em Belém é responsável pelo abastecimento de 95 hospitais. Durante a ação, 327 bolsas de sangue foram coletadas.
Com o tema “Quem doa sangue tem amor no coração”, a abertura da campanha contou com show de SamBloco, Mano Ió, Gigi Furtado, Jorginho Gomez e Arthur Espíndola e apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos, tudo sob gerência da mestre de cerimônia da festa D. Sandra, humorista paraense. Também houve customização das camisas recebidas pelos doadores.
A presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva ressaltou a importância de cada voluntário que faz sua doação de sangue. “Dia chuvoso, porém com a presença de muitos voluntários na sede da Fundação. Aquecidos de amor no coração para distribuir aos pacientes que precisam de transfusão de sangue e que somente pelo gesto solidário de cada um de nós pode acontecer. Agradecemos o apoio de todos os parceiros que não medem esforços para nos apoiarem na manutenção do estoque técnico de sangue”.
Um desses parceiros é a Polícia Militar. Mais de 70 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) chegaram cedo ao hemocentro, doaram sangue e participaram de toda a programação. “Temos como princípio servir à comunidade paraense; a doação de sangue é uma forma de fazer isso. Esses jovens estão num processo de formação e precisamos embutir isso neles”, explicou o comandante do 7º Pelotão do CFP, tenente Raoni.
Além dos alunos do CFP, outros cinco grupos solidários estiveram no Hemopa durante o sábado. São pessoas que se unem em prol de um bem comum. “Não podemos ficar em casa de braços cruzados. É uma satisfação muito grande poder ajudar o próximo, independente de religião”, afirmou o coordenador do grupo “Mãos de Ajudam”, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Oliveiros Gomes.
Segundo o vice-coordenador do “Terço dos Homens”, da Igreja São Geraldo Magela, a parceria com o hemocentro existe há quase sete anos. “Temos como missão evangelizar a comunidade e ajudar os mais necessitados. Fazemos várias ações solidárias ao longo do ano. O Hemopa pode sempre contar com a gente”.
Para a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, a união das mais diferentes pessoas deixa o laço da doação de sangue muito mais forte. “O principal critério para a doação de sangue é, sem dúvida, querer ajudar ao próximo. Mesmo quando a pessoa está impossibilitada de doar, pode mobilizar amigos e familiares. E, nessa época do ano, quando o nosso estoque de sangue fica com significativa baixa, isso faz toda a diferença. Ninguém pode esquecer que carnaval é tempo de folia e também tem que ser de solidariedade”.
Serviço: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. O Hemopa fica a travessa Padre Eutíquio, número 2109, bairro de Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação de Coleta Castanheira, que fica no Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110-6500 / 08002808118.