Na terça-feira, 27, o Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), no nordeste paraense, participou de ação de educação em saúde na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), com palestras de incentivo à doação de sangue e cadastramento para doação de medula óssea.
Ao final do evento, alunos e funcionários presentes no local, aptos à doação de sangue, realizaram o ato solidário reforçando o estoque técnico da unidade de Abaetetuba. De acordo com a responsável pela Captação de Doadores, a assistente social, Marléa Sobrinho, “essas parcerias são fundamentais para elevar o número de doadores de sangue e de medula óssea para manter os estoques abastecidos. Isso é muito importante na vida de quem depende das doações”.
Confira os critérios para a doação:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 kg
– Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Serviço: Hemonúcleo de Abaetetuba – Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30. Contato: (91) 98568-3396.
Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)