Da sala de aula para a sala de coleta. Na manhã desta quinta-feira, dia 19, alunos do curso de enfermagem da Universidade da Amazônia (Unama) estiveram na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) para uma aula de solidariedade: a doação de sangue.
A ideia partiu da professora de Semiologia, Milene Tyll. “Vi pela imprensa que o Hemopa estava precisando de ajuda e resolvi sensibilizar a turma. Cheguei na sala de aula e falei: ‘Vamos fazer um mutirão do amor?’. Eles toparam na hora e todo mundo decidiu participar”, conta.
Os alunos são de duas turmas do 4º semestre do curso de enfermagem, formadas por quase 80 jovens. A professora Milene conta que sempre está mobilizando seus alunos e organizando iniciativas em prol da doação de sangue. “É muito bom poder ajudar quem está precisando. Os alunos se sentem úteis”, conclui.
Para ser um doador de sangue, é necessários ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses.