Estado entrega 18 ª Agência Transfusional do Hemopa em Portel, no Marajó

Text_2

A agência foi preparada com uma estrutura moderna e completa para garantir o fornecimento seguro e adequado de sangue para o Hospital Municipal

O município de Portel recebeu a 18ª Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa). O ato da entrega feita pelo governador do Pará, Helder Barbalho, ocorreu nesta quinta-feira, 6. A unidade de transfusão sanguínea está localizada no Hospital Municipal de Portel, no arquipélago do Marajó.

A 18ª Agência Transfusional, foi preparada com uma estrutura moderna e completa para garantir o fornecimento seguro e adequado de sangue para o Hospital Municipal da cidade, bem como para o município vizinho de Melgaço.

Dentre os serviços oferecidos no hospital, onde funcionará a nova unidade transfusional, estão a urgência e emergência com capacidade de atender até 4,5 mil pacientes por mês, além de uma ala hospitalar com 50 leitos; maternidade, responsável por 100 partos mensais e; centro cirúrgico com cerca de 50 cirurgias por mês, como cesária, laqueadura, histerectomia, hérnia e apendicectomia.

Durante o evento, Helder Berbalho destacou que esta entrega é um compromisso de governo para atender à população com excelência. “A partir de hoje, Portel tem uma Agência Transfusional do Hemopa, não precisa mais ir até Breves, porque tem aqui a oferta sanguínea no hospital municipal, dando acesso e o devido tratamento de saúde de qualidade a todos”, destacou o governador.

Conforme o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, trata-se de uma importante melhoria na gestão da distribuição do sangue no Estado. “O Hemopa tem fortalecido a descentralização dos serviços que presta à população, e as Agências Transfusionais possibilitam o acesso rápido, seguro e de qualidade para verdadeiramente salvar vidas, através da transfusão sanguínea”, reforçou o gestor.

A nova unidade transfusional tem equipamentos de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue, incluindo câmaras de conservação de sangue, capela de fluxo laminar, aglutinoscópio, entre outros materiais.

O agente de serviços gerais, Urbano Chagas, considera fundamental a chegada desse serviço do Hemopa. “Para nós moradores de Portel é muito importante esta entrega, pois, nem sempre a baía está em condições de travessia e a às vezes, precisamos com urgência de atendimento, então só temos a agradecer por essa implantação do espaço do Hemopa aqui no nosso município”, disse o morador da cidade.

Para Marcio Sherlo, secretário municipal de saúde de Portel, a nova Agência Transfusional é um marco especial. “Essa Agência Transfusional de Portel representa um grande avanço para a saúde pública, não só no município de Portel, mas também no município de Melgaço, que fica muito mais próximo de nós e podermos realizar o atendimento destes pacientes”, avaliou.

Segundo Adriano Sales, diretor do Hospital Municipal de Portel, essa é uma vitória para o município. “É algo extraordinário, pois só tínhamos a retaguarda em Breves e íamos buscar bolsas de sangue lá. Então, essa é uma conquista muito grande para a nossa população e só temos a agradecer a todos os envolvidos”, finalizou o diretor hospitalar.