Em Belém, Hemopa realiza campanha de doação em parceria com o Banpará

Text_2

A unidade móvel do Hemocentro foi aberta para receber doadores

A Fundação Hemopa e o Banco do Estado do Pará (Banpará) iniciaram uma nova parceria para ampliar as doações de sangue no Pará. Para celebrar a cooperação entre as instituições, o Hemopa levou até uma das agências do banco, localizada na avenida Presidente Vargas, em Belém, a sua unidade móvel com profissionais capacitados para realizar a coleta de sangue, nesta última segunda-feira (17). 

Segundo o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, as campanhas externas são importantes por democratizarem o acesso de doadores.

“Efetivamente é muito importante essa parceria que o Hemopa tem com as instituições do estado, fazendo com que aumentemos o nível de estoque e de produção para atender toda rede hospitalar do Pará. Dessa forma, é fundamental sempre aproximarmos o Hemopa da sociedade, engajando todos nesta causa tão vital”, avaliou Bezerra.

Para a presidente do Banpará, Ruth Mello, esse é um momento único para a instituição.

“A saúde é algo muito importante, sem ela, nós não somos nada. Como aqui recebemos muitos clientes e também muitos funcionários, não podemos ficar de fora dessa campanha.
Esse é o início da parceria com o Hemopa para que consigamos cada vez mais conscientizar a população, e aqui, nossos clientes e usuários do banco podem contribuir para isso. Precisamos reforçar a doação para que o estoque de sangue esteja sempre suficiente para atender toda a população paraense”, afirmou.

Patrícia Alves faz parte da equipe de analistas do banco e foi uma das primeiras a participar desse gesto solidário. “Já havia um tempo que queria doar e confesso que ficava com receio, mas não dói, eu nem senti nada. Achei, inclusive, muito interessante essa campanha, pois, às vezes, acaba sendo mais difícil de ir até o local de doação e assim é bom porque o acesso está rápido e fácil. Além do mais, hoje nós estamos doando, mas amanhã não sabemos, pode ser que nós precisemos receber”, considerou. 

Fábio Almeida é médico do Banpará e comentou que também esta é a primeira vez que doou sangue. “É gratificante poder ajudar quem realmente está precisando a partir desse ato de solidariedade e, finalmente, surgiu a oportunidade ideal para mim. É um atendimento excelente e um espaço bem acolhedor”, elogiou.

Sibelle Moura, que também é funcionária do banco, esteve na fila da solidariedade. Ela ressaltou que embora tivesse receio, nunca deixou de doar sangue. “Toda vez eu doo, fico nervosa, mas a minha vontade de ajudar é maior que qualquer coisa e eu achei essa iniciativa fantástica, porque veio aqui até nós, na frente do trabalho. Então não tem desculpa. É preciso tirar esse tempo para ajudar as pessoas que precisam. É crucial se colocar no lugar do outro, porque muitas vezes não dá para ajudar de outra forma, mas uma doação de sangue é o que pode ser feito e é muito importante”, argumentou.

Texto: Ascom Fundação Hemopa