Coral do Hemopa participa de concerto no Carlos Gomes

Text_2

Uma manhã de belas interpretações. Assim foi o Encontro de Corais Institucionais realizado nesta sexta-feira, dia 1º, na sala na Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O coral da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) interpretou a canção Amazing Grace, do inglês John Newton, com regência de Eugênia Piñon e piano de Rodolfo Santana, e também fez apresentações conjuntas com os outros corais participantes.

Além do Coral do Hemopa, a iniciativa também contou com a participação dos coros da Fundação Amazônia de Amparos a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (PRODEPA), Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), Secretaria de Administração do Estado do Pará (SEAD) e uma participação especial do coro “Timbres” que faz parte da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE).

Coral do Hemopa participou de concerto no Carlos Gomes. Foto: Otávio Marcos.

O atual coral do Hemopa nasceu em 2009, dentro do Programa de Qualidade da Fundação, o “Vida Viva”, uma iniciativa de valorização do servidor. A gerente da Assessoria de Gestão de Pessoas da Fundação, Tereza Anaisse, explica que dentro do Programa existem diversas ações. “Trabalhamos desde a saúde física e psicológica do servidor, a preparação dele para a aposentadoria e também o Coral do Hemopa”.

“Nosso coral era um momento de relaxamento dentro do hemocentro. Com o tempo, foi desenvolvendo talentos e eles ganharam um nível de comprometimento impressionante. Hoje temos uma leitura muito diferente. Agora o coral compõe a imagem institucional do Hemopa, fazendo nossa representação externa”, ressalta a presidente da Fundação, Ana Suely Saraiva.

Atualmente, 15 servidores participam do Coral do Hemopa que tem repertório bem variado. “MPB, música regional, internacional, música sacra, inclusive em latim, já que participamos da Mostra de Corais Santa Cecília, da Arquidiocese de Belém”, conta a coordenadora do Coral, Suzana Repolho.

Os ensaios ocorrem duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, duas horas de aula, de 12h às 14h. A agente administrativa, Madernilma Maia, participa do Coral desde o início. “Sempre gostei de cantar e vi no coral uma oportunidade de desenvolver isso. No início me senti insegura. Agora não. Ganhei muito mais confiança. O coral possibilita que a gente conheça os colegas de outros setores e interagimos com eles. Isso cria um laço de amizade”.

O Coral do Hemopa faz apresentações internas e também participa de festivais representando a instituição.

Coral do Hemopa participou de concerto no Carlos Gomes. Foto: Otávio Marcos.