A demanda transfusional tem sido crescente em todo o Brasil; no Pará não é diferente. Daí, a necessidade de realização de ações estratégicas para elevar o número de candidatos à doação de sangue e, assim, formar estoque de sangue para garantir atendimento integral da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado, que atualmente é composta por mais de 200 hospitais de básica, média e alta complexidade.
Alguns períodos do ano são considerados mais críticos. É o caso do Carnaval, acrescido ainda, dos seguintes fatores: inverno amazônico com intensas chuvas que acabam dificultando o acesso de voluntários aos serviços de coletas; as doenças do período (gripes, dengue, zika, chikungunya, doenças respiratórias, etc.) que inabilitam temporariamente a doação.
Por isso, no período de 16 e 23 de fevereiro de 2019, a Fundação Hemopa realizará a campanha de carnaval com o tema “Folia que Salva Vidas”, com o objetivo de formar estoque para atendimento transfusional da rede hospitalar, no período das festas carnavalescas.
A abertura (dia 16/02) será marcada por um grande bloco de carnaval solidário. Integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém (A Grande Família, Bole-Bole, Deixa Falar, Império Pedreirense, Matinha, Quem São Eles, Piratas da Batucada, Xodó da Nega) irão fazer a festa na Praça Batista Campos, onde também estará a Unidade Móvel de coleta de sangue. O evento contará ainda com a presença dos mascotes do Remo e Paysandu, além das Leoas Azulinas e Bicolindas, como parte da Campanha “Doadores Futebol Clube 2019”.
O evento terá seu ponto alto com o lançamento oficial do samba enredo do Bloco “Sapo Muiraquitã”, que vai levar para avenida a mensagem da doação de sangue com a música “Doar sangue é salvar vidas. Salvar vidas é um ato de amor”. Autores: Pedrinho da Silva (em memória), Manelito (em memória), Pereira P.P, Newton Paixão, Morena do Muiraquitã. Intérprete: Ademar Carneiro. Autor do tema: Pereira P.P.
Durante toda a manhã, haverá ações em torno da Praça, como, por exemplo, a “Blitz Educativa” com distribuição de material educativo sobre a doação de sangue. Além da participação voluntária de várias instituições parceiras, entre elas: Cruz Vermelha com instruções de primeiros socorros, Grupo de Dança da Faculdade Ciência e Conhecimento, grupo Sorrir.
Por isso, o Hemopa está convidando amigos e familiares, que sempre se juntam para pular a folia de momo, para organizar seu próprio bloco e fazer parte da “Folia que Salva Vidas” (clique aqui para fazer a sua inscrição). A concentração na Praça começa às 9h.
Ao longo da semana da Campanha de Carnaval, haverá uma série de ações, tanto no Hemocentro Coordenador, quanto nas Estações de Coleta Castanheira e Pátio Belém. A programação é toda feita em parceria com instituições, empresas e artistas locais que disponibilizam um pouco de seu tempo em prol da mobilização pela doação de sangue.
Interior: Além das unidades de Belém, a Campanha de Carnaval também será realizada nos três Hemocentros Regionais e nos cinco Núcleos de Hemoterapia. Em Tucuruí, a ação vai de 16 a 22 de fevereiro. Já em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá e Santarém e Redenção, será de 25 de fevereiro a 1° de março.
Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.