A mobilização de responsabilidade social resultou na coleta de 520 bolsas de sangue que beneficiaram 2.080 pacientes internados na rede hospitalar do Pará.
Durante o mês de julho, hospitais públicos estaduais realizaram uma corrente solidária com a promoção de campanha de doação sangue com o intuito de contribuir para a manutenção do estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A mobilização de responsabilidade social resultou na coleta de 520 bolsas de sangue que beneficiaram 2.080 pacientes internados na rede hospitalar do Pará.
A campanha envolveu o Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa).
HGT– Em alusão à comemoração alusiva aos 11 anos do Hospital Geral de Tailândia (HGT), a campanha doação de sangue da unidade hospitalar, em parceria com o Hemopa, por meio da gestão do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), com o apoio da Prefeitura Municipal, contou com 101 coletas de bolsas de sangue beneficiaram mais de 400 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. A mobilização também resultou em aproximadamente 12 cadastros de medula óssea. A ação foi no Ambulatório Médico Especializado (AME).
Entre o voluntariado, esteve a estudante de engenharia florestal, Sabrina Soares, de 21 anos, preparou-se preparou para chegar cedo e foi a primeira doadora da campanha. Ela fez questão de compartilhar sua experiência. “Esta é a segunda vez que estou doando sangue. No ano passado, tive a oportunidade de participar deste momento, e hoje estou aqui novamente, feliz por poder contribuir mais uma vez. Ver o esforço de todos para salvar vidas me inspirou a vir e me juntar a este ato solidário. Doar sangue vai além de um simples gesto que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa”, finalizou a universitária.
HRPC- A campanha de doação de sangue realizada pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), por meio do Hemonúcleo de Capanema (Henca), resultou em 77 bolsas de sangue coletadas, que ajudaram 308 pacientes internados na rede hospitalar estadual.
A ação solidária contou com o voluntariado de familiares de usuários, colaboradores, caravanas de Capitão Poço e Tracuateua e outras comunidades locais da região. O doador, José Waldesir Madeira, 48 anos, da caravana do município de Tracuateua , destacou a importância da iniciativa que salva-vidas. “Muito importante o ato da doação de sangue. Sou doador há mais de dez anos praticando este gesto de humanidade com o próximo. Doe sangue e salve vidas”.
HMUE– O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), realizou caravana de doação de sangue, na Unidade de Coleta Ananindeua. A mobilização beneficiou mais de 160 pacientes internados na unidade hospitalar que realiza cerca de 200 transfusões todos os meses. A iniciativa reforça o compromisso de corresponsabilidade com a saúde pública e o bem-estar da população.
Doadora regular de sangue, a técnica de enfermagem Alessandra Lima diz que a motivação para a doação é ter a certeza que muitas pessoas serão impactadas com o gesto altruísta. “Eu comecei a doar sangue após vivenciar a necessidade de uma pessoa querida e próxima a mim. Naquela situação pude ver como uma única doação pode fazer a diferença para diversas pessoas. É um gesto pequeno que pode ter um impacto enorme na vida de quem precisa e, além disso, é uma oportunidade de dar esperança e conforto a quem enfrenta um momento difícil”, comentou Alessandra.
CIIR – A campanha de doação sangue realizada no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), e no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que faz parte do Complexo de Reabilitação, composto ainda pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), em Belém, atingiu a marca de 104 coletas, que contribuiu para sobrevivência de 416 pacientes internados na rede hospitalar de saúde do Estado.
Entre os doadores, esteve Victor Gabriel, usuário com deficiência física, assistido pelo CIIR, que aproveitou a ação para doar sangue. “Eu fico muito feliz de ver as pessoas conseguindo salvar a vida de outras pessoas que estão necessitando de sangue. Sempre quis ir ao Hemopa, mas sempre tive dificuldade de conseguir que alguém me leve. Hoje com a unidade móvel estou tendo essa oportunidade. Estou realmente muito feliz”, afirmou o jovem.
Compartilhando a mesma iniciativa e doando pela primeira vez, Wandernice Carneiro, 49 anos, estava acompanhando o filho na reabilitação no Cetea, doou sangue. “Sempre quis doar, mas o tempo corrido do dia a dia nunca consegui. Quando eu cheguei ao Cetea e vi a unidade móvel, não pensei duas vezes: “ Pensei, é hoje, vou doar. Enquanto o meu filho estava na terapia, aproveitei e fiz a doação. Doar pela primeira vez é um sentimento de gratidão de poder ajudar outras pessoas proporcionando bem-estar”.
Para o Diretor Operacional Norte/Leste do INDSH, José Neto, o resultado significativo do número de pacientes beneficiados por esta corrente solidária de doações de sangue nas Unidades do Governo, administradas pelo Instituto, é motivo de orgulho.
“Parabenizo e agradeço cada voluntário das campanhas realizadas em Belém e outras cidades do Pará. Além de oferecer assistência de baixa, média e alta complexidade, essas unidades são referência na assistência focada no cuidado centrado na pessoa. Nossa missão com a vida vai além, ela se estende às ações de responsabilidade social, entre elas, o incentivo a este ato tão importante que salva vidas. Parabéns ainda para os organizadores dessa ação altruísta e solidária!”, finalizou o gestor ao agradecer a parceria com a Fundação Hemopa que contribui para melhoria da saúde pública por todo Pará.
Segundo o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o hemocentro, responsável pelo abastecimento e atendimento de toda a rede hospitalar pública do Pará, segue com suas parcerias com nas realizações de campanhas com resultados positivos nas suas realizações em todas as regiões cobertas pela nossa rede pública hospitalar. “São campanhas que vêm promovendo e incentivando a nossa população da importância à causa solidária da doação de sangue. Nesses últimos meses, diversas parcerias com os nossos hospitais estaduais geraram um movimento significativo de coleta de sangue . Somos gratos a todos os parceiros públicos da nossa rede hospitalar e, sobretudo, aos voluntários da doação de sangue”.
Texto: Vera Rojas com informações das Ascom dos hospitais envolvidos