Campanha do Hemopa na UsiPaz Bengui fortalece coleta descentralizada em Belém

Text_2

Iniciativa facilita a participação de moradores e aumenta o abastecimento do estoque de sangue para a rede hospitalar pública e privada

Em uma ação conjunta realizada, nesta terça-feira (27), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), por meio da Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, em Belém, promoveram mais uma campanha de doação de sangue, reforçando a importância da descentralização das ações de coleta para aumentar a adesão da comunidade.

Assistente social do Hemopa, Vanessa Ribeiro: “A descentralização facilita a participação da comunidade”, afirma ela.

A assistente social do Hemopa, Vanessa Ribeiro, destacou a relevância da inciativa que facilita a participação de moradores de diferentes regiões da cidade. “A descentralização facilita a participação da comunidade. Temos muitos doadores que residem no bairro do Bengui. A adesão dos voluntários é sempre expressiva nas campanhas realizadas na Usina da Paz Bengui”, afirmou Vanessa.

Coordenadora geral da UsiPaz Bengui, Juliana Chaves: “A gente consegue atingir um público maior nas Usinas”

A coordenadora-geral da Usina da Paz do Bengui, Juliana Chaves, ressaltou que a campanha não só contribui para a manutenção do banco de sangue da cidade, mas também permite que um público maior seja atingido. “A campanha de doação de sangue é muito importante para a cidade, para a manutenção do banco de sangue. Quando a gente traz essa campanha para fora do eixo do centro, para cá, para a avenida Augusto Montenegro, a gente consegue atingir um público maior. A gente já teve outras campanhas de doações aqui com o Hemopa, onde conseguimos atingir bastante gente e ainda atrair novos doadores”, explicou Juliana.

Técnica de enfermagem Joelma Galiza também aproveitou a oportunidade para fazer a doação de sangue

A técnica de enfermagem Joelma Galiza foi uma das doadoras da campanha. Motivada por sua rotina de trabalho na área da saúde, ela compartilhou a alegria em finalmente conseguir doar sangue. “Eu já venho querendo há muito tempo, só que por falta de tempo e rotina de trabalho, a gente vai deixando um pouquinho. Mas eu vi a campanha e disse: não, agora eu quero ir lá. Eu me senti muito feliz, porque sei que tem muitas pessoas precisando”, declarou Joelma.

A campanha, além de reforçar o banco de sangue do Hemopa, contribuiu para conscientizar a população sobre a importância da doação, especialmente, em áreas mais distantes do centro da cidade. A expectativa é que ações como essa continuem a acontecer, aproximando os serviços essenciais da comunidade e promovendo a solidariedade.

 Por Aline Seabra, com informações de Rafael Dias (estagiário) / Ascom Hemopa