As campanhas do Junho Vermelho seguem até o dia 30 em Belém e nas unidades regionais do Hemopa
No último final de semana, 15 e 16 de junho, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou novas campanhas de doação de sangue em Belém e unidades regionais. Foram registradas 619 bolsas que poderão beneficiar até 2.476 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
Na sede do Hemopa em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole fecharam seus estoques com 272 coletas. No sábado (15), o hemocentro coordenador, em Belém, ainda em clima do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, promoveu a certificação dos voluntários com doação de sangue frequente em família e que se disponibilizam em prol da causa. Além disso, a sede contou também com a presença da “Caravana em Prol das Crianças com Câncer”, de Quatro Bocas e Tomé-Açu.
A estudante de farmácia, Larissa Serrão, realizou sua primeira doação na sede hemocentro. “Hoje vim fazer uma doação, um ato de amor e carinho que é muito importante para várias pessoas. E é super tranquilo, você vem, é bem recebido, recebe um lanche e vem fazer essa doação, que pode ajudar muitas vidas. Na faculdade a gente aprende que tem toda a nossa cadeia de doação, os componentes sanguíneos que são importantíssimos, principalmente para pessoas com leucemia, com mielomas múltiplos, que vão fazer muito bom proveito dessa doação”, diz a estudante.
Os Hemocentros de Santarém e Castanhal finalizaram suas campanhas com 124 bolsas coletadas e 149 candidatos que se voluntariaram para realizar a doação. No sábado (15), o Hemopa de Castanhal, por meio da campanha Sábado Solidário, contou com a participação de colaboradores da KMTEC Castanhal, de doadores do município de Santa Izabel e de profissionais vinculados ao Crea-PA.
Já as unidades de coleta de Altamira e Tucuruí, concluíram o fim de semana com 73 doações e 79 comparecimentos. Enquanto isso, a equipe do Hemopa Abaetetuba deslocou o serviço de coleta para a campanha externa realizada no município de Barcarena, onde foram registradas cerca de 150 doações e 32 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa