Marcando o fim do mês de agosto (31) e dando início às ações de setembro (01), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade às campanhas externas do fim de semana contabilizando 634 bolsas as quais poderão beneficiar cerca de 2.536 mil pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
O Hemocentro coordenador, localizado no bairro Batista Campos, em Belém, juntamente com as unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole concluíram suas ações de captação com 360 bolsas dos 455 comparecimentos coletados.
No sábado (31), a sede do Hemopa em Belém recebeu a visita de voluntários da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e da campanha Sangue Corinthiano que se mobilizaram para a doação de sangue. Além disso, o hemocentro coordenador também conduziu a campanha externa no Colégio de Ensino Icoaraciense (CEI), localizado no distrito de Icoaraci, onde ocorreu uma mobilização de toda a comunidade escolar em prol da doação de sangue.
Paralelamente, no Shopping Metrópole, o Grupo Capoeira Brasil por meio da ação “Gingado doe sangue” realizou uma apresentação e logo em seguida realizaram a doação de sangue. Enquanto isso, a unidade do Shopping Castanheira recebeu a caravana solidária da Igreja do Evangelho Quadrangular.
A assistente social do Hemopa, Lilian Bouth, faz o chamado motivando futuros doadores “Muito importante contar com essas instituições na mobilização para a manutenção do nosso estoque de sangue. A gente sempre agradece a todos que participaram e colaboraram com a doação de sangue e convidamos todas as outras instituições a se fazerem presentes, reúnam seu grupo e venha realizar esse ato tão importante que é doar sangue”, convocou Lilian.
Em Marabá, o Hemocentro Regional em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins realizaram a 2ª Campanha externa de Doação de Sangue e Cadastramento de Medula Óssea na Unidade Básica de Saúde da Laranjeira que rendeu cerca de 113 bolsas e 10 cadastros de medula óssea dos 142 doadores voluntários que compareceram à unidade. O município, localizado a 80 quilômetros de Marabá, não recebia campanhas de doação de sangue há mais de dez anos, este último sábado (31) marcou um momento de reencontro e celebração da vida.
Enquanto isso, os Hemocentros Regionais de Santarém e Castanhal fecharam o balanço do fim de semana com 80 coletas e 93 comparecimentos. Já a unidade de coleta de Abaetetuba, com apoio do projeto “Vida Por Vidas” da Igreja Adventista do Sétimo Dia, concluiu suas atividades com 47 bolsas coletadas e 54 comparecimentos registrados. Por fim, a unidade de coleta de Altamira completou suas ações com 34 coletas e 40 comparecimentos.
Para doar sangue é obrigatório ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e alimentado, e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Menores de idade precisam de autorização dos pais.
Por Aline Seabra, com informações de Beatriz de Nazaré (estagiária) – Ascom/Hemopa