Doações de sangue realizadas no último fim de semana contabilizaram 463 bolsas no sábado (14) e domingo (15)
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade às campanhas de doação de sangue realizadas no último fim de semana, contabilizando 463 bolsas de sangue no sábado (14) e domingo (15). Essas bolsas poderão atender aproximadamente 1.852 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
Na sede do Hemopa, em Batista Campos, Belém, e nas unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole, foram registradas 180 coletas entre os 240 doadores que compareceram. Além disso, o Hemocentro Coordenador, em Belém, contou com o apoio da campanha realizada em parceria com a Honda Mônaco Motocenter, localizada na Rodovia Augusto Montenegro.
A assistente social do Hemopa, Lílian Bouth, expressou gratidão aos doadores e parceiros da campanha. “Obtivemos um resultado muito positivo, o que fortalece nosso estoque e garante o atendimento aos pacientes que necessitam. Agradecemos a todos que participaram, especialmente aos colaboradores da Mônaco. Também contamos com o apoio dos alunos da instituição Albert Einstein e do grupo de motociclistas que aderiram à campanha”, disse.
Por todo o Pará – Os hemocentros regionais de Santarém, Castanhal e Marabá também realizaram coletas, totalizando 126 bolsas de sangue de 151 voluntários. Já as unidades de Tucuruí e Capanema registraram 62 bolsas coletadas entre 63 doadores.
Além das campanhas internas, realizadas nas próprias unidades de coleta, a Fundação Hemopa promove ações externas em parceria com secretarias e prefeituras municipais, descentralizando a coleta e ajudando a manter os estoques de sangue no Estado.
Neste fim de semana, a unidade de Altamira deslocou-se para Medicilândia, coletando 35 bolsas de 37 doadores. Em Abaetetuba, a campanha foi realizada no distrito de Vila dos Cabanos, Barcarena, onde foram coletadas 60 bolsas de sangue entre 70 comparecimentos, além de 12 cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Serviço – Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade devem ter autorização dos pais.
Texto: Beatriz de Nazaré (Estagiária), sob supervisão de Aline Seabra – Ascom/Hemopa