Iniciativa foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar com apoio da equipe da Agência Transfusional (AT)
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou na sexta-feira (2), nova campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa, e envolveu usuários, colaboradores e a comunidade. A ação registrou a coleta de 76 bolsas de sangue, que devem beneficiar mais de 300 pacientes internados na rede hospitalar estadual.
Com o tema “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”, em alusão ao período festivo de carnaval, as coletas aconteceram na Unidade Móvel do hemocentro, que estava estacionada na frente do hospital.
A mobilização foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar com apoio da equipe da Agência Transfusional (AT). Os voluntários da campanha que efetivaram a doação de sangue, concorreram a sorteio de brindes doados por instituições parceiras.
“No ano de 2023, a Agência Transfusional do HJB, realizou o total de 780 transfusões nos usuários internados. E essa campanha de hoje tem o objetivo de melhorar o estoque do hemocentro, para que eles possam atender de forma segura toda a rede hospitalar do Estado.’”, disse a responsável técnica pela Agência Transfusional do HJB, Alyne Pardauil.
Usuária do HJB, Maria Leopoldina, 40 anos, agricultora da cidade de Capitão Poço, que fica a 217 km da capital, estava acompanhado a irmão que estava fazendo um endoscopia no hospital e aproveitou a oportunidade para fazer a doação. “Eu gosto muito de doar sangue, sendo que essa já é a quarta vez que faço esse gesto, é muito importante, pois o hospital precisa e devemos ajudar nossos irmãos internados.” comentou.
Loreni Mota, assistente Social do Hemopa, agradece por mais essa parceria com o HJB “Essa parceria visa manter o nosso estoque de sangue, pra que a gente consiga atender a população que precisa e mais uma vez o hospital nos acolhe que está sendo bem aceita pelos servidores.”
O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.
Serviço:
O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações pelo telefone (91) 3239-3800.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB