Alunos do Cepdap são recebidos no Hemopa

Text_2

Alunos de enfermagem do Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano (Cepdap) foram acolhidos ao doar sangue

A Fundação Hemopa recebeu nesta quinta-feira (29) uma caravana dos alunos de enfermagem do Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano (Cepdap) . Durante sua passagem pelo Hemocentro em Belém, os estudantes puderam participar de uma palestra de conscientização ministrada por colaboradores da Instituição, além de, claro, realizarem doações de sangue.

Essa visita faz parte da agenda de formação integral de profissionais humanizados e qualificados que o Cepdap, enquanto centro profissionalizante, adota. Nádia da Silva é enfermeira e foi responsável por trazer os discentes à unidade coordenadora do Hemopa e comenta sobre a iniciativa. “Como eles já são formados, já têm uma noção de cidadania e vão começar também a multiplicar informação. Eles já têm essa noção que precisam multiplicar informação, que não pode ficar só para eles e que precisam dividir. Como enfermeira eu digo que doar sangue é um bem que você vai fazer para o outro. Aquela questão de você só pensar em doar quando alguém precisa da sua família deve mudar, você deve pensar que é para um bem maior”, disse a profissional.

Uma caravana de doação de sangue e conscientização como essa é essencial para a mobilização e incentivo sobre a importância da doação de sangue como responsabilidade social, além de disseminar informações valiosas acerca da coleta e manuseio adequado das bolsas para enfermeiros em formação presentes na palestra.
Samara Melo é enfermeira técnica em formação e conta um pouco sobre sua experiência na visita à Fundação Hemopa. “Para mim é um motivo de gratidão estar nesse lugar, aprendendo, adquirindo mais conhecimento para a minha profissão e também ver que existem pessoas próximas de nós que estão precisando de ajuda na sua saúde e nós podermos doar sangue para salvar vidas. A gente chega aqui, é bem recebido, é tudo prático, são bem práticos os protocolos, enfim, é muito bom”, comenta a estudante.

Critérios para a doação de sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Corona Vac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Serviço: a sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva