Atividades incluem serviços de cidadania, oficinas e atividades desportivas para os servidores e a população de Marituba, onde fica a sede da Academia
A Academia de Polícia Civil do Pará (Acadepol) desempenha um papel fundamental na formação e aperfeiçoamento dos policiais civis do Estado. Em comemoração ao 45° aniversário, a Polícia Civil promove uma programação ao longo desta semana, incluindo serviços de cidadania, oficinas e atividades desportivas para os servidores e a população de Marituba, onde fica a sede da Academia.
A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira (26), no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O diretor de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Daniel Castro, representou o delegado-geral Walter Resende, e deu início às comemorações e ações alusivas.
Em seguida, o delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol, destacou a relevância da instituição para a segurança pública. “A relevância da Academia de Polícia Civil do Pará para a segurança pública é incontestável. Além de formar novos agentes, a Acadepol é responsável por promover o aprimoramento contínuo dos profissionais que já estão em serviço, garantindo que estejam atualizados com as mais recentes técnicas investigativas e operacionais. Este constante processo de formação e reciclagem é essencial para que a Polícia Civil do Pará mantenha um alto padrão de atuação, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade e para a promoção da justiça no Estado”, enfatizou.
Como forma de celebração, foram programadas diversas atividades entre os servidores como forma de promover a diversão e integração entre os policiais, como voleibol, beach tennis, futsal, natação, tiro policial, dentre diversas outras atividades.
O torneio de voleibol misto contou com a participação de times formados por servidores das diretorias de Administração (DA), de Polícia Especializada, de Combate a Corrupção, Acadepol, e Iesp. A delegada Soranda Nascimento, que representou o time de vôlei da Acadepol, ressaltou a importância de eventos como este.
“Participar do torneio de vôlei e conquistar a vitória por 2×1 com a equipe da Acadepol foi uma experiência gratificante. Essa iniciativa não só fortalece os laços entre os colegas, mas também valoriza a importância do esporte na vida do servidor, melhorando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse a delegada.
Além das atividades recreativas, também são ofertadas diversas ações de cidadania, como a coleta de doação de sangue em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Segundo Marcela Silva, assistente social do Hemopa, a ação em conjunto visa fortalecer o banco de sangue da fundação. “As doações são importantes para repor os estoques e abastecer cerca de 200 unidades hospitalares no Estado do Pará. Essa parceria é uma forma de descentralizar nossos serviços e conseguir doadores que não podem comparecer nas unidades de coleta da região metropolitana”, contou.
As doações serão retomadas na próxima sexta-feira (30), das 8h às 16h, na Praça Antônio Perdigão Bastos, conhecida como Praça Matriz, na Avenida Fernando Guilhon, uma das principais vias de Marituba.
Integração – As ações contam com a participação de órgãos das esferas municipal e estadual, incluindo Prefeitura de Marituba, secretarias de Estado das Mulheres (Semu), Saúde Pública (Sespa), Educação (Seduc) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que realizada a campanha de doação de sangue.
Capacitações – A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil está realizando um importante programa de capacitação voltado para qualificar guardas municipais de Marituba em ações táticas e preventivas. Essa iniciativa busca aprimorar as habilidades dos agentes municipais, preparando-os para enfrentar situações de risco com maior eficácia e segurança.
O treinamento inclui uma série de módulos teóricos e práticos que abordam desde técnicas de abordagem e uso progressivo da força até estratégias de patrulhamento preventivo e gestão de crises. Os guardas municipais recebem instruções diretamente dos especialistas da Core, que compartilham sua vasta experiência em operações especiais e combate ao crime organizado.
Cidadania – Também estão sendo realizadas em cinco escolas municipais uma ação social com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores a serviços essenciais. A iniciativa incluiu a emissão de carteiras de identidade (RG) e a atualização do Cadastro Único, programas fundamentais para garantir que os cidadãos possam exercer seus direitos e acessar benefícios sociais.
Por Talison Lima (PC)