A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade às campanhas externas de doação durante o fim de semana (17 e 18 de agosto) que sucedeu o feriado prolongado da Adesão do Pará (15). Foram registradas 292 bolsas coletadas das quais poderão beneficiar mais de 1.168 mil pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
Dentre as unidades do Hemopa que funcionaram durante o feriado (15) estão as unidades de Belém, Castanheira, Metrópole e Marabá. Enquanto isso, Santarém, Tucuruí, Altamira, Abaetetuba, Castanhal, Capanema e Redenção deram continuidade a suas ações de captação na sexta-feira (16) e durante o fim de semana (17 a 18 de agosto).
Em Belém, o Hemocentro coordenador localizado no bairro da Batista Campos, juntamente com as unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole fecharam o balanço com 117 coletas dos 154 comparecimentos registrados. Já os Hemocentros Regionais de Marabá, Castanhal e Santarém coletaram 75 bolsas dos 98 voluntários que se candidataram.
Enquanto isso, as equipes multiprofissionais das unidades de coleta em Altamira, Abaetetuba, Redenção e Tucuruí concluíram suas ações de captação com 70 bolsas de sangue, por outro lado, o hemonúcleo de Capanema em Salinópolis, com apoio do projeto interno “Parceria pela Vida” e a caravana “Vida por Vidas” da Igreja Adventista do Sétimo Dia coletaram cerca de 30 bolsas de sangue dos 36 comparecimentos realizados.
Critérios para a Doação de Sangue – Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde, bem alimentados e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para os menores de idade, a autorização dos pais é obrigatória.
“Precisamos que as pessoas tenham a doação de sangue como um hábito. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, destaca Regiane Dias, assistente social do Hemopa.
O Hemopa está aberto para doações de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, oferecendo mais oportunidades para quem deseja contribuir. O Hemocentro está localizado na Avenida Frei Vicente, 696, bairro Aeroporto Velho.
Texto de Beatriz Nazaré (estagiária) / Ascom Hemopa