Em consonância com a decisão do Supremo Tribunal Federal na ADI nº 5543, a Fundação Hemopa passou a atender a comunidade LGBTQ+ para a doação de sangue. O critério de inaptidão do inciso IV do art. 64, do Anexo IV da Portaria de Consolidação nº 5/2017, que tratava sobre ‘homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes’, não será mais ser aplicada na hemorrede brasileira.
O processo de doação de sangue tem como objetivo salvar a vida de pacientes que dependem de transfusão para sobreviver, na sua maioria oncológicos, acidentados graves e os que necessitam de cirurgias. Por isso, após a coleta, o sangue passa pelo processo de sorologia com a realização mais de 13 testes diferentes, entre eles, 10 são para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue. A média de inaptidão pela Triagem Laboratorial é de aproximadamente 3% das bolsas de sangue.
A alteração na Portaria de Consolidação nº 5/2017 será apenas quanto ao item inciso IV do art. 64, permanecendo o protocolo estabelecido nos demais itens, cabendo a todos doadores de sangue a responsabilidade nas respostas dadas no momento da triagem ao profissional de saúde dos serviços de coleta de sangue no país.
Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, “é muito importante que o voluntário da doação de sangue seja verdadeiro durante a triagem clínica para maior segurança transfusional do receptor. Todos nós temos a responsabilidade de salvar vidas ao doar sangue”.
Ela aproveitou a oportunidade para convocar doadores, especialmente, no “Junho Vermelho” para manter estoque de sangue e, assim, atender plenamente as solicitações de transfusão da rede hospitalar, neste momento de pandemia do novo Coronavírus.
Critérios de doação
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Clique aqui e saiba o endereço e contato de cada uma das 9 unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa no Pará.