De 1º a 18 deste mês, o hemocentro registrou 6.228 coletas de sangue e a campanha seguirá até o dia 28 deste mês
A Fundação Hemopa comemora a adesão da população, potencialmente doadora de sangue, à campanha “Neste carnaval, ganhe 10 no quesito solidariedade. Doe sangue. Salve vidas”. De 1º a 18 deste mês, o hemocentro registrou 6.228 coletas de sangue que vão beneficiar mais de 24.900 pacientes internados nas rede hospitalares pública e privada. São vidas que necessitam de transfusão para sobreviver ou melhorar a condição do paciente.
A primeira ação estratégica do Hemopa, segue até o dia 28/02, com a participação das unidades da hemorrede estadual em Belém, Santarém, Castanhal, Marabá, Altamira, Tucurui, Redenção, Abaetetuba e Capanema que contaram com a parceria de instituições de todas as esferas em prol da promoção da doação de sangue no Pará.
Belém – Foram registradas 3.490 coletas de doadores que exercitaram esse ato solidário na sede do Hemopa e nas Unidades de Coleta de sangue do Pátio Belém e Castanheira. As coletas de sangue foram realizadas pelo voluntariado da capital paraense, além de dezenas de instituições parceiras como estabelecimentos de ensino técnico e superior; escolas de samba, torcedores do Paysangu, Remo, Tuna e outros times do Parazão 2023, inclusive, nas unidades da hemorrede; além de empresas públicas, privadas, ONG´s e Associações.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, a mobilização realizada, nestes 18 dias, foi favorável com a adesão da campanha por parte de pessoas solidárias. “Estamos bem felizes com este resultado parcial de nossa campanha que também contou com o importante apoio da imprensa local. Nosso muito obrigada a cada voluntário do Pará. Nossa campanha vai até dia 28/02. Ainda tem tempo de muita gente doar e salvar vidas”.
Hemocentro Regional Santarém – O serviço de coleta realizou 488 coletas de sangue com a parceria da sociedade local, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (P.A), voluntários da Construtora Walfredo, Star Serviços, Universidade Luterana d Brasil (Ulbra), Bloco dos Heróis e empresa Bertirol Fertizantes.
Hemocentro Regional de Marabá – Durante os primeiros 18 dias deste mês, foram registrados a coleta de 384 bolsas de sangue com o apoio da comunidade e as seguintes instituições parceiras: Escola Grau Técnico, Escola Técnica Vale dos Carajás, 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), Faculdade Unama, Departamento Municipal de Trânsito Urbano(DMTU).
Hemocentro Regional de Castanhal – Já a equipe do Hemopa Castanhal chegou a coletar 449 doações de voluntários do município, que também contou com a contribuição de instituições da região para manter o estoque de sangue regular. A bombeiro civil, Virna de Jesus Amorim, 24 anos, foi uma das voluntárias que antes de cair na folia, doou sangue no Hemopa Castanhal. “O que me motivou a doar sangue, foi ver que as pessoas precisam e dependem da nossa solidariedade para sobreviver. Então ao invés de ficar em casa, no carnaval, eu decidi realizar minha doação. Espero inspirar outras pessoas. A campanha vai até final do mês”.
Núcleo de Hemoterapia de Abaetetuba (Henab) – A atuação da equipe da unidade efetuou a coleta de 292 bolsas de sangue, por meio de importantes parcerias com objetivo de mobilizar a doação de sangue em prol do abastecimento do banco, bem como a cobertura hemoterápica para a rede de abrangência.
Segundo a gerente do Hemopa de Abaetetuba, a biomédica, Alana Cruz, a equipe realizou um intenso trabalho de sensibilização junto à população. “Houve articulação junto aos blocos de carnaval do município, que até sortearam abadás, entre os doadores de 01 a 17/02. Aqui, nosso agradecimento aos doadores e instituições parceiras que fizeram um carnaval solidário em favor da vida”, ressaltou a gestora que é doadora de sangue há oito anos e repetiu este gesto solidário, na semana passada.
Núcleo de Hemoterapia de Tucuruí (Hentu) – Em Tucuruí a mobilização foi brindada com várias parcerias locais, entre elas, de fiéis da 1ª igreja Batista de Pacajá, ONG Anjos de Branco, estudantes da Faculdade Gamaliel e militares do Exército de Tucuruí, que resultou em 154 doações de sangue.
Núcleo de Hemoterapia de Capanema (Henca) – Na unidade foram 380 coletas de sangue de voluntários do município e arredores, além ações de responsabilidade social do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), e Caravanas Solidárias de Tracuateua, Primavera e Salinópolis.
“A nossa ação tem o objetivo de manter o estoque regular para atender usuários que necessitem de transfusão na região. Este apoio é de grande importância para o Núcleo de Capanema que, inclusive, passou por obras de revitalização promovidas pelo governo do estado para proporcionar mais segurança e conforto aos nossos voluntários e servidores”, destacou o gerente da unidade do Hemopa, o farmacêutico, Noelton Neves.
Núcleo de Hemoterapia de Redenção (Henre) – Em Redenção o apelo para participação da campanha do carnaval foi marcado por 342 doações de sangue efetivadas, por meio de parcerias, como Caravanas de Rio Maria, Santana do Araguaia, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Água Azul e Xinguara.
Segundo a farmacêutica do Henre, Silvia Cristina de Oliveira Silva, há a participação de voluntários de várias localidades da região. “Um pouco de cada município. Houve ainda apoio da Igreja Verbo da Vida de Redenção, Município de Pau D´arco. Na nossa cidade registramos reposição dos Hospitais Municipais. Houve uma melhora substancial neste aspecto. Nossa gratidão”.
No Núcleo de Hemoterapia de Altamira (Henal), a ação de 18 dias contou com a efetivação da coleta de 197 bolsas de sangue, graças ao apoio do voluntariado da cidade e instituições parcerias.
Diante dos números de bolsas de sangue que vão transforma-se em vidas, melhorias de saúde e esperança de dias melhores para milhares de pacientes internados nos hospitais do Pará, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, demonstra todo seu carinho e agradecimento pelo apoio dos voluntários da causa da doação de sangue.
“A demonstração de solidariedade que registramos pelo movimento de voluntários nas nossas unidades da hemorrede foi emocionante. O retorno deste apoio se traduz no sorriso, no agradecimento de cada pessoa beneficiada. Estamos otimistas para que, ao final da campanha, seja registrado mais coletas para fortalecer o estoque de sangue do Pará. Sintam-se abraçados. Muita gratidão”.
Quem pode doar sangue
– Apresentar documento original com foto e assinatura.
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.
Endereços:
Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.
Posto de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.
Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.
Para informações sobre endereço e contato das demais unidades da hemorrede estadual, acesse aqui.
Por Vera Rojas (HEMOPA)