Fundação Hemopa mantém coleta de sangue aos domingos na Unidade Castanheira

Text_2

O serviço é mantido aos domingos desde agosto, a fim de atender aos doadores que não têm tempo de segunda a sábado

A Fundação Hemopa está implantando o projeto-piloto de abertura da Unidade de Coleta Castanheira também aos domingos, das 08 às 15 h, com a finalidade de manter o estoque de sangue e dar oportunidade aos voluntários que durante a semana não conseguem doar a oportunidade de contribuir para salvar vidas. Desde o mês de agosto, os doadores procurar a unidade aos domingos, ajudando a garantir o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada em todo o Pará.

O serviço de coleta de sangue está localizado no Shopping Castanheira, na Rodovia BR-316, KM-01, local de grande circulação de pessoas, principalmente no período natalino. Segundo a assistente social Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a proposta do projeto é oferecer a oportunidade aos frequentadores do espaço de também doador sangue.

A unidade consegue reunir doadores de toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). O assistente social da Unidade de Coleta, Luiz Felipe, 28 anos, disse que “este serviço tem uma excelente localização, e é importantíssimo para atender principalmente aos doadores que residem nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, que têm crescido em relação à população nos últimos anos”. A iniciativa, segundo ele, é de grande importância para doadores que trabalham de segunda a sábado, e muitas vezes só têm o domingo disponível para praticar o ato solidário.

Vantagem – A localização da unidade, na parte interna do Shopping, favorece também que lojistas e funcionários doem sangue, como faz Augusto Moura Costa Filho, 23 anos, que é vendedor no espaço e doador voluntário. “Eu já sou doador, e sempre doei na Unidade de Coleta Castanheira para ajudar a quem precisa, até porque eu moro aqui na Guanabara e trabalho no Shopping. Fica muito melhor para mim. Eu não sabia que está abrindo aos domingos. Isso é muito bom porque sempre tem pessoas que trabalham em horário comercial, e só ficam com tempo livre no domingo. Eu sempre incentivo meus clientes e companheiros de trabalho a doar, e vou avisar a eles sobre a campanha”, contou Augusto Filho. 

Frequentador do Shopping, Marcelo Modesto Ferreira Filho, estudante de 22 anos, disse que não sabia da coleta aos domingos, e aprovou a ideia. “Eu acredito que, às vezes, as pessoas até querem doar sangue, porém têm uma rotina corrida durante a semana. É o meu caso. Acredito que, no domingo, elas vão ter a liberdade de fazer a parte delas para salvar vidas”, acrescentou o estudante.

De janeiro a novembro deste ano foram realizadas 15.636 doações de sangue na unidade. Desde a abertura dos serviços de coleta aos domingos, em agosto, foram coletadas 171 bolsas. Atualmente, a média mensal de 42 doações aos domingos, frisou Lilian Bouth, precisa aumentar para 60 coletas. Para alcançar essa meta, a Fundação Hemopa espera por mais doadores voluntários.

Serviço: A Unidade de Coleta Castanheira está localizada na BR-316, KM-01, no Pórtico Metrópole, e funciona de segunda a sábado das 08 às 17 h. Mais informações: 08002808118.

Por Vera Rojas (HEMOPA)