Servidores e visitantes puderam doar nas dependências do hospital; campanha segue captando doadores e divulgando o código 161
Em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), o Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou campanha para a captação de sangue em prol dos pacientes assistidos na instituição. Realizada das 8h às 16h desta sexta-feira (16), a mobilização reuniu 88 interessados em praticar o gesto solidário. Do total, 67 estavam aptos. A meta era atingir 100 bolsas, mas quem ainda puder doar em nome do HOL, basta se dirigir a qualquer unidade do Hemopa, informando o código 161.
Durante a ação, servidores realizaram orientação e captação de doadores, trabalho fundamental para quem compreende as demandas por sangue na instituição referência em oncologia na região Norte. Para Lívia Ramalho, hematologista e coordenadora da Agência Transfusional do HOL, campanhas de doação de sangue no período de festas contribuem para que não haja desabastecimento e, consequentemente, comprometimento do tratamento de pacientes.
“No fim do ano, há uma redução na captação de doadores e, por conseguinte, a diminuição dos nossos estoques. Então, este é um período em que precisamos reforçar preventivamente o estoque, para que, mesmo diante da ausência de doadores durante as festas de final do ano, a gente consiga manter um atendimento regular aos pacientes em quimioterapia, com necessidade de cirurgia, transplante renal e toda parte de assistência do hospital”, explicou a médica.
A assistente social do Hemopa, Betania Mourão, destaca a parceria das instituições que contribuem para a captação de novos doadores. “A campanha representa uma renovação da parceria Hemopa e Ophir Loyola. Sabendo que a demanda deste hospital é muito alta, devido a complexidade dos procedimentos aqui realizados, a gente precisa repor esse uso racional de sangue. Fomentamos, então, essas ações voltadas para a sensibilização do servidor, acompanhantes e de todo o público envolvido nessa causa”, ressaltou.
Arthur Reis e a esposa, Lílian Nunes, são servidores do HOL e sabem da necessidade e da importância de doar e de captar novos doadores recorrentes. “O Hemopa e tantas vidas precisam de doação de sangue o ano inteiro. Então minha esposa e eu viemos doar vida e esperança ao próximo. Espero, de coração, que outras pessoas possam se inspirar e comparecer ao Hemopa para doar. Trabalho no Ophir há mais de 30 anos, então eu sei da importância do sangue para o tratamento dos nossos pacientes”, disse Arthur.
“Meu filho é doador recorrente e esta é a segunda vez que doo. Além disso, eu sempre falo sobre esse assunto com os meus familiares e amigos. O povo precisa e é importante ajudar o próximo, até porque nunca sabemos quando podemos precisar. Vamos deixar o medo de lado, não dói, é rápido e pode salvar até quatro vidas”, completou Lílian.
Texto: Ellyson Ramos – Ascom Hospital Ophir Loyola