Hemopa inicia a semana com 340 doações de sangue asseguradas no final de semana

Text_2

Hemocentro é responsável pelo abastecimento transfusional de mais de 200 hospitais, nas redes pública e privada

A Fundação Hemopa inicia a semana com mais de 340 bolsas de sangue no estoque que vão contribuir decisivamente para atendimento transfusional da rede hospitalar, pública e privada. Mais de 1.360 pacientes serão beneficiados. Atualmente, o Hemocentro é responsável pelo abastecimento transfusional de mais de 200 hospitais, nas redes pública e privada.

Para manter a regularidade das coletas, o Hemopa funciona normalmente nesta segunda-feira (24), no Recírio de Nossa Senhora de Nazaré, tanto a sede em Belém, como também as Unidades de Coleta Castanheira e do Pátio Belém.

Belém – O funcionamento de sábado (22), das 7h30 às 18h, na Batista Campos e na Unidade do Castanheira, contabilizou 261 coletas de sangue. O serviço contou com campanha realizada pela Igreja Adventista do 7° Dia, por meio do projeto Vida por Vidas de Ananindeua, em parceria com a Escola Grau Técnico e Policlínica Dr. Carlos Guimarães.

Hemorrede – No sábado, o Hemocentro Regional de Castanhal realizou campanha e parceria com a prefeitura de Paragominas, no sudeste paraense, que resultou em 251 coletas de doadores.

Ainda no sábado, houve trabalho na coleta de sangue no Hemocentro Regional de Santarém que obteve a doação de sangue de 20 voluntários. No Hemonúcleo de Altamira, o funcionamento conseguiu 29 voluntários da causa.

Domingo – 23 – Como projeto piltoto, a Fundação Hemopa mantém em funcionamento a Unidade de Coleta Castanheira, aos domingos, de 7h30 às 15. No dia 23, houve registro de 20 doações de sangue.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra agradece a solidariedade do final de semana que reforçou o estoque técnico de Belém. “É reconfortante iniciar a semana com mais de 300 bolsas de sangue que serão multiplicadas e beneficiarão milhares de pacientes que aguardam por transfusão na rede hospitalar. As parcerias são fundamentais para o êxito de nossa missão: a manutenção da vida. Obrigado”.

“É preciso que antigos e novos doadores agendem doação de sangue ao longo do ano para disponibilidade de sangue em nossos estoques no Pará”, comentou, ao informar que o intervalo de doação para homens é de dois meses e a mulher a cada três meses, afirmou o gestor.

Doador há quatro anos, o vendedor Erick Souza e Souza, 34, é um exemplo de voluntário fiel. Ele doa sangue quatro vezes, anualmente. Sempre que ele tem folga aproveita para repetir o ato solidário.

“Eu gosto de ajudar as pessoas. Isso já faz parte da minha vida, e assim eu sigo. As pessoas não perdem nada, doando sangues Só temos a ganhar, pois outras pessoas precisam. Tive parentes que precisaram e foram ajudados pela solidariedade do próximo. Então fica aqui o meu incentivo para as pessoas: doar sangue é  rápido, não dói nada e faz um bem gigante a sociedade”, disse Erick Souza.  

Para doar sangue é preciso:

•         Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

•         Ter mais de 50 quilos;

•         Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

•         Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

•         Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

•         Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

•         Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

•         Para quem teve Covid-19 (com diagnóstico positivo para o vírus ou suspeita de infecção, com ou sem sintomas), poderá doar sangue somente 10 dias depois após a completa recuperação

Por Vera Rojas (ASCOM HEMOPA)