Atividade em parceria com o Hemopa foi alusiva ao aniversário e 11 anos da instituição
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), que dentre outros procedimentos é referência estadual em cirurgias bariátricas, em procedimentos gastrointestinais e otorrinolaringológicos, promoveu, na manhã desta terça-feira (18), por meio da Agência Transfusional (AT) da Unidade e do Hemopa, uma atividade alusiva ao aniversário de 11 anos da Unidade, completos no início deste mês (03/10)- com programação denominada “Aniversário solidário. Celebre com o HJB, salvando vidas”- a palestra “Doação de sangue: um ato de amor e de responsabilidade”, para colaboradores do Hospital.
O evento contou com a participação das assistentes sociais da gerência de Captação do Hemopa, Betânia Mourão e Olinda Campos, que ministrou a palestra. De acordo com a palestrante, o Hemopa tem como objetivo atender as unidades hospitalares com suas demandas de sangue, e para que consiga atendê-las, os hospitais precisam colaborar com o Hemopa, fazendo o papel de co-responsáveis.
“O Hemopa tem esse projeto de Captação Intra-Hospitalar, que oferece suporte técnico, orientações, materiais informativos, mas é preciso sensibilizar não só o corpo técnico, mas os seus usuários e acompanhantes, para que possam fazer a sua doação de sangue e manter o estoque sempre saudável para atender todos os pacientes da rede hospitalar. Cada hospital possui a corresponsabilidade de enviar pelo menos 50% de sangue doado em cima do que foi utilizado: ou seja, a cada 50 bolsas enviadas do Hemopa, é necessário 25 doadores”, informou a palestrante.
Durante a palestra, além de informar sobre requisitos para doar e locais onde isso pode ser feito, Olinda Campos orientou sobre atitudes positivas que cada um pode ter para sensibilizar pessoas à doação do sangue. A palestrante reforçou também a respeito da importância de cada um ser doador e multiplicador da necessidade de sensibilizar as pessoas a doarem a substância essencial para a manutenção da saúde e vida das pessoas, já que o sangue não pode ser comprado.
“É necessário que os hospitais colaborem, sendo também um multiplicador junto ao seu corpo técnico. Cada colaborador, pode não só ser um doador voluntário de sangue mas, também, um multiplicador junto ao setor que atua, na faculdade, junto à família, e onde mais for possível a sensibilização”, reforça a palestrante, Olinda Campos.
De acordo com a líder Técnica da Agência Transfusional do HJB, Alyne Pardauil, a AT providencia em média de 60 transfusões por mês, e parte considerável desse número, deve-se à quantidade de cirurgias feitas com base no perfil Assistencial da Unidade, que realiza cirurgias de média e alta complexidade. Como exemplo, temos as cirurgias bariátricas, procedimento responsável por 50 cirurgias do total geral. Por isso, o HJB precisa estar trabalhando constantemente na sensibilização de colaboradores, usuários e familiares, quando à importância de doar sangue e assegurar a vida de pessoas que necessitam do ato solidário dos doadores de sangue.
“Entendemos que para garantir nossos atendimentos, precisamos ter o comprometimento social em promover o abastecimento dos estoque de sangue do Hemopa. E é com esse objetivo que hoje estamos realizando a campanha de doação de sangue. Reforço, que este trabalho de captação de doadores precisa ser realizado diariamente, para que seja possível manter um estoque saudável do Hemocentro, e consequentemente, garantir que nossos usuários sejam atendidos com segurança e qualidade”, reitera a líder da AT.
Para o auxiliar Administrativo, Tayson Rafael, que esteve prestigiando a palestra “a causa é nobre e requer essa abordagem de conscientização, pois ainda se tem muitas dúvidas em relação à doação de sangue e pode ser muito útil pra captação de novos doadores podendo salvar muitas vidas e gerando o bem voluntariamente. Que possamos alcançar o objetivo de sempre ter mais doadores ajudando a salvar vidas”, ressalta o colaborador.
A palestra, que abordou os temas doação/captação de sangue foi a primeira atividade da programação alusiva ao “Aniversário Solidário do HJB’. Os temas foram abordados também em vários setores da instituição, junto à equipe multiprofissional.
Nessa quinta-feira (20), acontece a segunda atividade da programação, com a presença da unidade móvel do Hemopa, que estará no Hospital a partir de 8h30, recebendo a doação de sangue de colaboradores e familiares e, também, de quem mais queira comparecer ao local.
Texto: Joelza Silva/ Ascom HJB