Referência na assistência de média e alta complexidade para pacientes hematológicos no Pará, a Fundação Hemopa comemora, nesta quinta-feira (13), o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Este profissional, que faz parte da equipe multiprofissional do hemocentro, tem significativa importância no atendimento de usuários hematológicos ao contribuir para a melhora clínica e de qualidade de vida daqueles que dependem desse tratamento especializado que, entre janeiro a setembro deste ano, realizou 4.583 atendimentos.
Para o responsável Técnico do serviço do Hemopa em Belém, Pedro Sávio Almeida, o atendimento, com adesão do paciente, melhora os aspectos de crises dolorosas, fortalece a musculatura. “Todo paciente hematológico que faz fisioterapia, apresenta um perfil de evolução completamente diferente do paciente que não faz o tratamento. A fisioterapia, como parte da equipe multiprofissional, é fundamental no tratamento dos pacientes com doenças no sangue”.
Entre eles está o agente Administrativo Willian Reis da Silva, 31, que há um mês está tratando de uma lesão na mão esquerda. “Eu não conseguia exercer os movimentos normalmente, como abrir e fechar a mão, sentia dor, o que atrapalhava minha rotina de trabalho. Fui encaminhado para receber atendimento aqui na fundação e depois de três semanas na fisioterapia, já sinto melhora significativa, consigo exercer os movimentos e sem dor, o que me alivia muito”, ressaltou o usuário que agradece à equipe de Fisioterapia da Fundação Hemopa e parabenizou cada um deles.
Entre as diversas doenças hematológicas, os casos mais comuns de atendimento no serviço, oferecido por uma equipe de seis fisioterapeutas são pacientes com hemofilia (distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue) e com anemia falciforme (causada por uma mutação genética que provoca a deformação dos glóbulos vermelhos), que enfrentam crises dolorosas, hemartroses, quando não fazem o tratamento corretamente.
“Para ter uma ideia dos benefícios da fisioterapia na recuperação clínica dos usuários, temos pacientes com anemia falciforme que estão há mais de um ano sem crise. Temos pacientes hemofílicos que conseguem desenvolver atividades esportivas, que até então era uma dificuldade para eles, pacientes que conseguiram fazer transplante de medula óssea, pacientes com ferida que nós conseguimos a cicatrização e a melhora desse quadro com fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e a musculatura. Nós protegemos esses pacientes”.
Para finalizar, Pedro Sávio, parabenizou sua equipe de fisioterapeutas, bem como a categoria de um modo geral. “Tenho muito orgulho do que fazemos, ajudando cada recomeço de pacientes que chegam conosco. Temos uma equipe coesa e que sempre dá o melhor de si em benefício de nossos usuários. A Fundação é muito importante para todos nós”.
Serviço: A Fundação Hemopa atende pacientes hematológicos encaminhados via Regulação Estadual, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h. O prédio fica na Padre Eutíquio, 2109. Maiores informações: 08002808118.
Por Vera Rojas (ASCOM HEMOPA)