Quem doar sangue em Santarém ganha ingresso para o Ramito Circo

Text_2

O Hemocentro Regional de Santarém recebeu a parceria do Ramito Circo, que está na cidade, para mais uma ação cheia de alegria e solidariedade. Quem comparecer ao hemocentro para doar sangue vai ganhar um ingresso para assistir ao espetáculo no próximo dia 17, segunda-feira, às 20h30.

“Sabemos que o sangue é muito importante para nosso corpo e sabemos o quanto o hemocentro precisa reforçar o estoque. Por isso, nós fazemos essa ação de disponibilizar os ingressos para motivar os voluntários. É um prazer contribuir com essa ação solidária”, destacou Carlos Marcelo, gerente Administrativo do Circo.

Para fazer esse convite especial, os palhaços Fulerinho e Fulerage levaram alegria para a sala de coleta de sangue. E o malabarista, Ícaro Oliveira, adiantou um pouco do espetáculo que será apresentado aos doadores no Ramito Circo.

Equipe do Ramito Circo no Hemocentro de Santarém.

Para o gestor do Hemocentro Santarém, Joaquim Azevedo, essa é uma parceria louvável que agrega diversão e responsabilidade social. “É o circo fazendo o seu papel social. Eles chegam na cidade e não só visam o lucro, mas também estão interessados em contribuir com a sociedade, promovendo o bem coletivo. Isso é muito importante”.

Foram disponibilizados 400 ingressos para uma sessão especial, dedicada aos doadores de sangue. O voluntário Vinícius Ferreira, que é doador de repetição, chegou no Hemopa Santarém e após doar se surpreendeu ao ganhar o ingresso de presente. E aproveitou para deixar um recado. “A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras. É preciso contar com a solidariedade de alguém. Então busque ter o conhecimento para poder ser um doador, pois várias pessoas precisam do seu sangue”.

Quem pode doar

Os voluntários precisam seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Estar bem alimentado;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 13h. Contato: (93) 3524-7550.

O Ramito Circo vai realizar um espetáculo em homenagem ao doador de sangue no dia 17 de janeiro, em Santarém.