Novo Repartimento: moradores mobilizados pela doação de sangue

Text_2

Quase 60 moradores do município de Novo Repartimento deram um verdadeiro exemplo de solidariedade. Na manhã de ontem, dia 31 de agosto, eles percorreram mais de 70 km, em quase duas horas de viagem de ônibus, para ir até o Núcleo de Hemoterapia de Tucuruí (Hentu), para doarem sangue.

A assistente social do setor de captação de doadores do Hemopa Tucuruí, Lucilene Aquime, conta que a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Novo Repartimento e com o grupo de jovens da Igreja Adventista do município. “As colegas das Secretarias de Saúde e Educação e da igreja são nossas multiplicadoras. Elas falam sobre a doação de sangue para os moradores que estão atendendo prontamente o nosso chamado”, fala.

Quase 60 doadores de Novo Repartimento foram ao Hentu.

Essa é a terceira vez que a unidade recebe a caravana de Novo Repartimento. “Promovemos  uma grande divulgação e a prefeitura cede o ônibus. A cada ação, as pessoas estão aderindo mais. Nessa última, quase que o Hemopa não dá conta de tanta gente que levamos. Temos que fazer a nossa parte. Quantas vidas não conseguimos salvar com esse ato?”, comemora a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Repartimento, Maria Lúcia Pontes.

Na primeira caravana, 17 pessoas participaram. Na segunda, 27. Nessa última, foram 58 doadores. O Hentu garante atendimento transfusional para usuários de Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento, Tucuruí e Pacajá.

Além de Novo Repartimento, a formação de caravanas com moradores e apoio da prefeitura, também ocorre em Breu Branco e Goianésia do Pará. “Essas iniciativas são formidáveis para a manutenção de um estoque de sangue na nossa unidade. São pessoas que têm consciência da importância da doação de sangue e viajam quilômetros e quilômetros para ajudar quem sequer eles conhecem”, ressalta Lucilene.