Jayse Silva, 30 anos, é militar do Corpo de Bombeiros do município de Abaetetuba e estava entre os doadores de sangue que contribuíram com o estoque. “Entendemos a necessidade de doar sangue, por saber que os estoques estão baixos. Infelizmente, a gente só entende essa importância quando temos alguém na família que precisa. Mas deixo aqui o recado para quem puder doar, doe, com frequência”.
Na última semana, o 15º Grupamento Bombeiro Militar de Abaetetuba comemorou 31 anos e decidiu mobilizar militares e a sociedade para uma campanha a favor da vida, doando sangue. “Doação de sangue é um ato humanitário, um ato de amor ao próximo. Essa campanha é realizada junto com familiares e amigo para aumentar o estoque para que se torne acessível para os pacientes que precisam desse sangue precioso para a vida”, destacou o Tenente coronel Luiz Claudio da Silva Faria, comandante do 15º grupamento.
A campanha contou ainda com o apoio do Lions Clube e Creche Municipal. Conceição Andrade, integrante do Lions Club, também destacou a importância de fazer parte desta corrente do bem. “Nós temos o nosso compromisso social com a comunidade abaetetubense e por isso decidimos entrar nesta campanha e apoiar o Corpo de Bombeiros”.
Como resultado, foram 64 bolsas de sangue coletadas, o que pode resultar em benefício para mais de 250 pacientes. “Só temos motivos para agradecer. Esta campanha superou a meta prevista que era de 50 bolsas”, destacou Marlea Sobrinho, assistente social do Hemopa Abaetetuba.
Monte a sua caravana e faça a doação de sangue
A doação de sangue é um ato simples e rápido. O cidadão precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório apresentar documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Neste período de pandemia é importante ficar atendo. Quem teve Covid-19 pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já para quem tomou as demais vacinas basta esperar uma semana após cada dose.
O Hemopa Abaetetuba fica na Avenida Santos Dumont, S/N (São Lourenço). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para saber como montar a sua caravana e marcar o dia da doação, basta entrar em contato pelo (91) 98568-3396.