Hemopa recebe o projeto ‘Alunos Sangue Bom’ que mobilizou dezenas de voluntários à doação

Text_2

A alegria é marca registrada das campanhas do ‘Aluno Sangue Bom’ que o Centro Educacional Tecnológico da Amazônia – CETAM, organiza junto ao Hemopa. E claro que, em julho, clima de férias, não poderia ser diferente.

Nos dias 9 e 10 de julho, o CETAM promete deixar o estoque se sangue da capital bem cheinho de solidariedade. São alunos das áreas da radiologia e técnico de enfermagem que estão empenhados na doação de sangue não só como objetivo acadêmico, mas também com a responsabilidade social de salvar vidas.

“A gente sempre busca sensibilizar o aluno para este lado humanitário. Infelizmente, ainda falta humanização na área da saúde. Então nós passamos aos nossos alunos que é necessário olhar para o outro com amor, porque se não for assim, não tem como trabalhar na área da saúde”, destacou Tatiane Santos, diretora administrativa do CETAM.

Esta é a sétima edição do projeto que surgiu em 2018 a partir da visão do professor Gedson Barbosa, 31 anos. “Me despertou a dificuldade do Hemopa no mês de julho, as equipes de captação sempre chamando os voluntários, porque as pessoas viajam e não priorizam a doação.  Então mobilizei os alunos dentro da disciplina em uma forma de gincana e deu super certo. E hoje estamos aqui na sétima campanha”, contou o pedagogo que de um simples gesto, mobilizou muitas de pessoas para a causa.

“As caravanas e ações de entidades são importantes para a captação de novos voluntários da doação. Esta ação do CETAM está mobilizando muitas pessoas que farão a primeira doação de sangue e são potenciais doadores de repetição. Nós precisamos que isso se torne um hábito na vida de todos que são saudáveis e podem contribuir com pacientes que necessitam de transfusões para viver”, ressaltou Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.