Hemopa recebe 153 bolsas de sangue de Campanha de coleta em Monte Alegre

Text_2

“O ato de doar sangue é um gesto que salva vidas”. Foi com esta frase que a técnica de enfermagem, Lucileia da Silva de 59 anos, sentou na cadeira de coleta de sangue e deixou 450ml de muita solidariedade ao próximo.

Assim como Lucileia, outros mais 174 voluntários de Monte Alegre compareceram e desses, 153 concretizaram a doação de sangue durante a Campanha que aconteceu nos dias 7 e 8 de julho, no município. O posto de coleta foi montado na Maternidade Elmaza Sadeck.

“Foi um momento muito especial. Esta foi a nossa primeira campanha externa de 2021 e Monte Alegre sempre nos recebe com muito carinho, atendendo ao chamado da doação”, destacou Joaquim Araújo, gestor do Hemocentro de Santarém, responsável pela ação, e que aproveitou que estava em tempo de doar e também deixou a sua bolsa de sangue no estoque.

A Campanha no Município de Monte Alegre contou com o apoio da prefeitura local que contribuiu com toda a estrutura adequada e ainda no processo de mobilização de voluntários. Na noite do dia 06, véspera da do início da captação, as equipes do Hemopa e da prefeitura fizeram uma blitz pelas ruas da cidade, distribuindo panfletos e conversando com a população sobre a importância da doação de sangue.

O Hemocentro Regional de Santarém é o responsável pelo atendimento transfusional da região oeste do Pará, com mais de 20 unidades hospitalares. A descentralização dos serviços oferecidos pelo Hemopa, principalmente o de captação de novos doadores, é essencial para fomentar a importância da doação de sangue como um ato de responsabilidade social.