Que tal salvar vidas antes de sair de férias?

Text_2

O mês de julho está batendo na porta e este é um período que, normalmente, os estoques da hemorrede brasileira diminuem diante das viagens de férias escolares. E no Pará, não é diferente. Neste sentido, a Fundação a Hemopa lança a campanha ‘Verão Solidário’, com intuito de mobilizar os voluntários para esse gesto de generosidade, antes seguir viagem.

O Hemopa é referência no atendimento hemoterápico e hematológico no Pará, com assistência integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A necessidade de transfusão sanguínea é diária, principalmente aos pacientes que lutam contra o câncer, doença falciforme, anemias, hemofilia, traumas, entre outras doenças raras e graves.

“Historicamente, o mês de julho é um período de pouco movimento nas unidades de coleta e, nós da Fundação Hemopa, temos como missão alertar a população da importância da manutenção do estoque de sangue. Infelizmente casos de acidentes aumentam neste período. A necessidade é constante e não sai de férias. Ou seja, o atendimento transfusional aumenta e por isso precisamos do apoio de nossos voluntários”, explicou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

Bruno Maia é doador há 15 anos. Ele compareceu ao Hemopa nesta quarta-feira (30) para garantir a boa ação antes de curtir as férias. “Há uns dois anos eu não consegui doar porque tinha feito tatuagens. E agora já deu tempo e eu estava sentindo falta doar e fazer a minha parte. Estou sempre ajudando a quem precisa”, disse o agente administrativo.

Bruno tem 34 anos e é doador há 15. Antes de viajar, ele fez a parada solidária para doar sangue no Hemopa.

O serviço de coleta de sangue do Hemopa está presente em 9 municípios paraenses: Abaetetuba, Altamira, Belém, Capanema, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí. Sendo que na Região Metropolitana de Belém (RMB) ainda existem os pontos de coleta fixa nos Shoppings Pátio Belém e Castanheira. Quem for viajar para algum destes municípios também pode aproveitar para fazer a sua doação.

Para doar é muito simples. O voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que as pessoas com 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal. Ainda deve estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as outras vacinas são 7 dias.

Clique aqui e veja o endereço de cada unidade do Hemopa no Pará.