Hemopa vai até Bragança e coleta mais de 200 bolsas de sangue

Text_2

As equipes do Hemocentro Regional de Castanhal se deslocaram até o município de Bragança, no nordeste do estado, para realizar a ação de coleta de sangue no município. A receptividade da população bragantina foi surpreendente. Nos dois dias de coleta, sábado e domingo (26 e 27), foram recebidos 217 voluntários, dos quais 208 estavam aptos e puderam doar uma bolsa de sangue.

“A campanha de Bragança nos surpreendeu. Essas bolsas de sangue vão reforçar o nosso estoque para este início do mês de julho, mês de férias, quando normalmente temos uma baixa no número de doações. Só temos que agradecer a população do município que abraçou a causa e compareceu”, destacou Daniel Andion, gestor do Hemocentro de Castanhal.

Maiara Castro, 33 anos, é estudante do curso de técnico de enfermagem e entende a importância desse gesto. “Tem tantas pessoas nos hospitais que estão precisando de uma transfusão que não custa nada ajudar ao próximo com uma doação”.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Bragança que ofereceu a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Taíra para que o Hemopa montasse uma sala de coleta. “Queremos agradecer a toda equipe que veio à Bragança com tanta boa vontade e carinho”, disse o prefeito Raimundo Nonato.

As parcerias com instituições públicas e privadas são importantes para o fortalecimento e a expansão do trabalho de Hemoterapia realizado pela Fundação Hemopa. Uma instituição que é sempre parceira da doação de sangue é o Exercito Brasileiro. Homens que fazem parte do Tiro de Guerra de Bragança marcaram presença na campanha.

O motorista Ely Modesto, 58 anos, também foi um dos voluntários que compareceu para fazer a doação. “Eu sou motorista e vejo muitos acidentes. Essas pessoas que se acidentam, as vezes, precisam de sangue. Então acredito que estou fazendo uma boa ação”, disse.

Ações em outros municípios

No município de Santarém, o Hemocentro Regional também abriu para coleta de sangue, neste sábado (26). No total, foram 84 comparecimentos, dos quais 69 bolsas de sangue foram coletadas e 25 novos cadastro para o Redome.

Ainda no sábado, também teve coleta de Altamira. O grupo ‘Vidas por Vidas’ da Igreja Adventista compareceu com 39 voluntários à doar. Desses, 27 coletas foram realizadas.

Já no domingo (28), a coleta de sangue foi no Hemocentro Regional de Marabá. A Empresa Fibralink, além de mobilizar os funcionários para a doação, ofereceu brindes para quem doou. Caravanas locais e do município vizinho de Parauapebas também contribuíram com o estoque de sangue. No total de 86 comparecimentos, 69 bolsas de sangue foram coletadas.