Esta é a semana dedicada à mulher no Hemocentro Regional de Santarém e é claro que as doadoras de sangue estão comparecendo em peso. Entre elas, Gleice Lira, jornalista que doou pela primeira vez. “Eu estou muito feliz em realizar esse ato. É um procedimento muito rápido, prático e não dói nada. Acho que esse é o grande receio de quem ainda não doou. Então é importante cada um fazer a sua parte, um gesto nobre de amor ao próximo. Essa será a primeira de muitas doações”.
As vereadoras da Câmara municipal de Santarém também se uniram para fazer uma caravana especial. “Mobilizamos todas as mulheres da câmara e os homens também para que compareçam e possam entrar nesta corrente de solidariedade. Assim vamos ajudar a manter o estoque de sangue do Hemopa e ajudar os pacientes que mais precisam de transfusão”, destacou a vereadora, Alba Leal, que também é enfermeira e entende muito bem a importância deste ato.
Só no primeiro dia de ação, segunda-feira (8), o Hemopa Santarém recebeu 53 voluntários. Desses, 48 doações foram efetivadas. “A nossa equipe fica muito feliz quando percebe que o movimento vai ser bom, pois isso significa mais bolsas de hemocomponentes em estoque e, consequentemente, ajudaremos a salvar vidas”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemocentro.
O Hemocentro de Santarém atende mais de 30 unidades hospitalares do Oeste do Pará. E como estratégia para aumentar a captação, o atendimento ao doador de sangue foi ampliado aos finais de semana, de forma revesada. Neste próximo sábado, dia 13, o atendimento será de 7h30 às 17h.
Quem pode doar sangue – O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
- Pesar mais de 50 kg
- Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.
O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimentos:
- Segunda a sexta, de 7h às 13h.
- Sábado (13), de 7h30 às 17h
- Domingo (21), de 7h30 às 17h.
- Sábado (27), de 7h30 às 13h
Contato: (93) 3524-7550 – Homapa Santarém