Para registrar mais uma doação de sangue para sua trajetória como voluntário, Edson Moraes, de 42 anos, chegou cedo ao Hemocentro de Belém. “Costumo doar sangue 3 vezes por ano, sempre incentivando outras pessoas a doarem, inclusive, fora de época de campanha também”, ressaltou o auxiliar administrativo que disse que enquanto tiver vida e saúde, vai continuar doando sangue.
Edson recebeu um certificado de reconhecimento pelos mais de 22 anos de dedicação à doação de sangue. Rômulo Rodovalho, secretário de saúde do estado (Sespa) e, Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, fizeram a homenagem.
“Hoje é um dia muito especial para o Hemopa. Doar sangue é doar vida. É muito importante a Secretaria estar de mãos dadas nessa parceria com a Fundação Hemopa para incentivar a doação, porque o sangue coletado vai salvar vidas. A nossa presença, como gestor, é fundamental”, destacou o secretário de saúde.
Neste ano atípico, vivenciando uma pandemia, a Fundação precisou se adequar as normas sanitárias e por isso as homenagens ao doador foram mais discretas. A violonista Odília Santana, do Conservatório Carlos Gomes, esteve presente para trazer música de qualidade ao ambiente, assim como o Coral dos Servidores que cantou músicas regionais e natalinas para todos os presentes.
Após a apresentação musical, o momento de homenagem e agradecimento aos órgãos públicos que participaram da ‘Gincana Solidária’. A Fundação Santa Casa de Misericórdia ficou em primeiro lugar com a participação de 167 servidores que doaram durante o mês de novembro. “Faz parte do nosso discurso como gestores, servir a população com uma boa prestação de serviço em saúde. E foi isso que o corpo de servidores da Santa Casa demonstrou. E a Fundação Hemopa foi fantástica na parceria com a gente. Então estamos retribuindo isso na forma de doação”, destacou Bruno Carmona, presidente da Santa Casa.
Em segundo lugar ficou o Tribunal de Justiça, com 35 doações. Em terceiro, o Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (IASEP) e em quarto lugar, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD).
“Esta data é muito especial para todos nós, que trabalhamos dia a dia com a missão de mobilizar doadores e garantir o atendimento transfusional para o estado. E a contribuição de cada órgão público que se envolveu nesta gincana de solidariedade foi essencial para mantermos o estoque satisfatório. Temos muitos motivos para comemorar e homenagear cada um que se dedicou e doou uma bolsa de sangue”, ressaltou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.