Hemopa retoma campanha externa com unidade móvel em Icoaraci

Text_2
Iniciativa na Vila Sorriso registrou 102 comparecimentos e 71 doações voluntárias de sangue que vão beneficiar mais de 280 pessoas na rede hospitalar.
Após cinco meses com as campanhas externas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Hemopa retomou essa atividade. Nestas quarta-feira (2) e quinta-feira (3), a unidade móvel de coleta esteve na Estação Cidadania em Icoaraci, e registrou 102 comparecimentos e 71 doações voluntárias de sangue que vão beneficiar mais de 280 pessoas.

O retorno do serviço tem a finalidade de elevar o número de coleta para reforçar o estoque de sangue e, assim, atender plenamente a demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do estado.

A artesã, Sione da Silva, foi uma das moradoras de Icoarací que apoiou a presença, novamente, da unidade de coleta no distrito. Ela viu a unidade móvel estacionada e aproveitou a oportunidade para doar. “Sei que muitas pessoas precisam e nem todos podem doar. É bem melhor doar aqui, pois em Belém não dá para eu ir por ser muito longe pra mim”.

Durante o período em que as campanhas externas estiveram suspensas, a gestão da Fundação Hemopa providenciou a revitalização da unidade móvel. O veículo recebeu a higienização necessária para atender o voluntariado de forma ainda mais segura. A unidade garante o atendimento de até quatro doadores por vez.
Foi nessas condições favoráveis que Fabrício Correa realizou mais uma doação, desta vez próximo de sua residência. Ele já é doador, mas devido a profissão de mototaxista, não conseguia ir até uma das unidades de coleta no centro de Belém.

“Com o trânsito na cidade, fica difícil ir para Belém para doar. O Hemopa vindo aqui perto da gente, ajuda bastante”, comentou o mototaxista.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradece o voluntariado de Icoaraci que beneficiará centenas de pacientes, logo no primeiro dia de campanha com a unidade móvel, no distrito.
“Quem estiver interessado em firmar parceria para coleta de sangue com a Unidade de Coleta, basta entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad). Temos também a opção da Caravana Solidária para pequenos grupos de amigos, colegas de trabalho, Igrejas e até família”, acentuou Juciara Farias. Ela informou que os interessados devem ligar para o 32245048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Quem pode ser um doador de sangue
O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.