O estoque de sangue reduziu consideravelmente. E cada vez mais a Fundação Hemopa precisa das parcerias de instituições públicas e privadas, associações comerciais e civis, igrejas entre outros, para manter o abastecimento de sangue para a rede hospitalar do estado.
Esta semana, o Hemonúcleo de Tucuruí firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA) que atua no município e se comprometeu em mobilizar a classe em prol da doação de sangue. O Advogado Ezequiel Silveira o primeiro a comparecer nesta segunda-feira (18). “A gente sente que é importante. É uma questão de humanidade ajudar quem precisa neste momento. Eu acredito muito na lei de semeadura: é preciso plantar porque a gente não sabe se um dia a gente ou um parente vai precisar de sangue”, destacou o doador.
Além de Tucuruí, o Hemonúcleo é responsável por abastecer mais 4 municípios da região: Breu Branco, Goianesia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. Após o alerta da pandemia do novo coronavírus, diariamente, a unidade de coleta da cidade está recebendo cerca de 5 doações. O ideal seria o dobro para manter o estoque abastecido.
É importante destacar que a doação de sangue é segura e não oferece risco de contágio. O Hemopa está seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto a segurança ao usuário e higienização do espaço. Todos os servidores estão usando máscaras e o álcool em gel é disponibilizado para todos que entram na unidade.
Agende a doação de sangue em Tucuruí
Para fazer a doação de sangue de forma mais rápida, o doador voluntário também pode marcar a visita ao Hemonúcleo de Tucuruí. Basta ligar para (94) 984159006 e agendar o melhor dia e horário para efetuar a doação de sangue.
Para doar sangue o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).