Enfermeiros e técnicos de enfermagem na linha de frente a serviço da sociedade

Text_2

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará – Hemopa, desenvolve um serviço essencial à vida e na assistência à saúde de pacientes hematológicos. E entre os profissionais que estão na linha de frente para garantir estes serviços, estão os enfermeiros e técnico de enfermagem.

A enfermeira Selma Coroa, que trabalha há mais de 15 anos na Fundação Hemopa, contraiu coronavírus e teve que ser afastada das atividades. Os dias foram difíceis no isolamento. Mas a recompensa veio quando conseguiu voltar ao trabalho. “Trabalhamos com medo, sim. Mas a sociedade depende do nosso empenho. Vamos continuar na luta para ajudar os nossos pacientes da melhor forma”, destacou Selma que trabalha no setor Ambulatorial do Hemopa, em Belém.

Pelo menos duas vezes no mês, Débora Mendes, mãe do paciente Christopher Miguel de 2 anos, precisa trazer o filho ao Hemopa para o tratamento de Hemofilia. Ela diz que se não fosse o carinho que recebe da equipe de enfermagem, o tratamento seria bem mais difícil. “Os profissionais aqui deixam o meu filho bem a vontade. O momento do tratamento é difícil, mas as enfermeiras e técnicas brincam com ele. Eu sou muito grata pela assistência que recebemos no Hemopa”, destacou a dona de casa.

Atuando no atendimento ao doador, a técnica Lucinete Pinheiro faz a coleta de sangue de voluntários. Ela também teve covid-19 e disse que a experiência a fortaleceu ainda mais. “Voltei com mais vontade de trabalhar. Sou uma sobrevivente e darei tudo de mim para ajudar ao próximo”.

Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem

Neste mês de maio é comemorado o dia Nacional do Enfermeiro, no dia 12. E no dia 20 é a vez de parabenizar os Técnicos e Auxiliares de enfermagem. Essas profissões são consideradas essenciais o processo de atendimento na área da saúde.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o estado do Pará possui mais de 77 mil registros emitidos, somando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Atualmente, 171 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem atuam nas unidades da Fundação Hemopa, em 9 municípios do Pará. Esses profissionais são essenciais nas atividades desenvolvidas na Hemorrede, tanto no setor de assistência ao doador de sangue quanto no setor ambulatorial de atendimento ao paciente hematológico.

“Nosso trabalho não seria desenvolvido com tanta maestria se não tivéssemos o empenhos dos nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão, todos os dias, a frente de atividades essenciais para ajudar a salvar vidas”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.