Neste final de semana, sábado e domingo (28 e 29), a Fundação Hemopa estabeleceu a abertura das unidades de coleta de sangue em Belém, Castanhal e Marabá. A medida visa abastecer o estoque e, assim, garantir o atendimento da demanda transfusional para pacientes da rede hospitalar do estado, neste período de combate ao coronavírus.
Em Belém, o atendimento será na sede da Batista Campos, no sábado, das 7h30 às 17h e, no domingo, das 8h às 17h.
Já em Castanhal, o funcionamento somente no sábado, das 7h30 e segue até 15h.
E em Marabá, também abre somente no sábado, das 7h30 às 15h.
Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).
A Fundação Hemopa intensificou as medidas de higienização das unidades, disponibilizando álcool em gel para todos os doadores, assim como a orientações de higienização das mãos com água e sabão. Além disso, todos os servidores que atendem diretamente o público externo estão utilizando máscaras cirúrgicas. A cada utilização das cadeiras de coleta de sangue, os profissionais da área da limpeza fazem a higienização utilizando o álcool 70%.
É importante destacar que a doação de sangue não oferece nenhum risco de contaminação ao voluntário. O processo é seguro e rápido.
Serviço:
Hemopa Belém – Av. Serzedelo Correa, esquina com a Rua dos Caripunas. Aberto no sábado (28), das 7h30 às 17h. E no domingo (29), das 8h às 17h.
Hemopa Castanhal – Tv. Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3. Aberto no sábado (28), das 7h30 às 13h.
Hemopa Marabá – Rod. Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do INCRA). Aberto no sábado (28), das 7h30 às 15h.