A campanha de carnaval ‘Folia que Salva Vidas’ da Fundação Hemopa, realizada entre os dias 8 e 15 de fevereiro, em Belém, registrou o comparecimento de 2.164 voluntários que aderiram a ação estratégica e praticaram a doação de sangue. Desses, 1667 pessoas estavam aptas à coleta de sangue que vai beneficiar cerca de 6.700 usuários internados na rede hospitalar do Estado.
O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra agradeceu a cada voluntário que compareceu aos serviços de coleta de sangue, neste início de mês. “Nosso muito obrigado pela disposição de todos vocês em salvar vidas anônimas. Isso vai nos ajudar a manter a regularidade do nosso estoque de sangue para garantir o atendimento integral da demanda transfusional, especialmente, no feriadão do carnaval”, desatacou o gestor.
Durante a campanha, o Hemopa contou com a parceria de mais de 50 instituições públicas e privadas que mobilizaram seus servidores e colaboradores, grupos religiosos, entidades de classe, e as forças armadas, entre elas, a Marinha do Brasil, que em dois dias reuniu 169 marinheiros que contribuíram com 142 bolsas de sangue coletadas.
No total foram realizadas campanhas externas, com a utilização da unidade móvel, que estrategicamente, facilita o acesso aos doadores voluntários. Neste período de campanha, a unidade móvel esteve no distrito de Icoaraci e nos bairros Batista Campos, Val de Cans, Paar e Campina.
Campanha na hemorrede
No município de Marabá, a comunidade atendeu aos chamados do Hemocentro Regional. O saldo foi positivo, registrando 305 comparecimentos e 271 bolsas coletadas. Cerca de 20% de bolsas coletadas a mais que no mesmo período em 2019.
“Vivemos numa luta diária para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação. E quando vemos um saldo positivo como este, percebemos que o nosso esforço não está sendo em vão. Que nosso trabalho está sendo feito com todo o carinho e qualidade em prol da sociedade”, destacou Regiane Izaías, gestora do Hemocentro Regional de Marabá que realizou a campanha entre 8 e 14 de fevereiro.
Já em Santarém, o Hemocentro recebeu um apoio extra para mobilizar os doadores. O ‘Iate da Alegria’, saiu pelas principais ruas da cidade convocando a comunidade para praticar o ato solidário. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, foram registradas 274 comparecimentos e 238 bolsas coletadas.
Campanhas ‘Folia que Salva Vidas’ em outros municípios
Hemocentro de Castanhal – 17 a 21 de fevereiro
Hemonúcleo de Abaetetuba – 17 a 21 de fevereiro
Hemonúcleo de Capanema – 17 de fevereiro a 6 de março
Hemonúcleo de Altamira – 17 a 21 de fevereiro
Hemonúcleo de Redenção – 17 a 21 de fevereiro
Hemonúcleo de Tucuruí – 3 a 18 de fevereiro
Doação de sangue– Para ser um doador precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Serviço: A Fundação Hemopa possui três pontos de coleta fixos em Belém. A sede fica na AV. Serzedelo Correa, e a unidade do Shopping Castanheira, no KM1, funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30. Já a unidade do Shopping Pátio Belém está aberta de segunda a sexta, das 9h às 16h. Durante a campanha de carnaval quem doar sangue ganha uma camisa personalizada.