Novembro Azul e o Hemopa debate sobre a câncer de próstata com pacientes e acompanhantes

Text_2

Benedito Reis, de 62 anos, faz exames constantemente e foi surpreendido com uma inflamação na próstata. Nesta quinta-feira, dia 28, chegou ao Hemopa como acompanhante de paciente do Ambulatório e adivinha qual era o assunto do bate papo do Projeto ‘Sala de Espera’, do Programa de Humanização?! Câncer de próstata e saúde do homem.

Enquanto o enfermeiro, André Almeida, explicava o processo de prevenção e tratamento do câncer de próstata, Benedito ficava atento e sempre perguntava algo.  “Eu gosto muito desse tipo de atendimento, pois temos pouco acesso às informações. Se eu tivesse mais tempo, eu perguntaria muito mais, porque sempre temos dúvidas”, ressaltou Benedito.

O Programa de Humanização, coordenado pela Gerencia de Serviço Social da Fundação Hemopa, tem como objetivo humanizar o atendimento e proporcionar informação ao usuário. As abordagens são realizadas na Recepção, enquanto os pacientes esperam a vez nas consultas. Assim a espera se torna menos monótona e proveitosa.

Para o Paulo Sergio, de 50 anos, paciente há mais de 15 anos do Ambulatório do Hemopa, o Programa de Humanização é proveitoso. Ele mora no município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, encarando 3 horas de viagem de barco para fazer tratamento na capital. Enquanto espera, aprende. “Muitas pessoas aqui são como eu, do interior do estado, e não se preocupam muito com a saúde e, ainda têm dificuldade de acesso à informação. E essas palestras são ótimas para orientar a prevenção de doenças. O que aprendo aqui eu repasso para o meu filho”, revelou.

Novembro Azul

Este mês é dedicado à saúde do homem e faz um alerta mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Neste sentido, o Ambulatório da Fundação Hemopa escolheu o tema para debater com os pacientes e acompanhantes nesta edição do ‘Projeto Sala de Espera’. “Este bate papo, é realizado duas vezes no mês e abordamos assuntos sugeridos pelos nossos pacientes. Mas também incluímos temas que fazem parte do calendário de saúde. É importante falarmos abertamente sobre o assunto e esclarecer dúvidas do nosso público, principalmente com o foco de prevenção de doenças”, destacou Cristina Santos Gerente do setor.

Mesmo sem ter alcançado a idade para fazer os exames preventivos da próstata, James Andrade, de 27 anos, paciente do Hemopa, aprova essa iniciativa. “Essas ações são muito importante. A gente cria consciência para prevenir e entender como podemos nos cuidar”.

O Ambulatório do Hemopa funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h. Para mais informações é só ligar para 3110-6526.