Mais de 400 bolsas de sangue foram coletadas neste dia dedicado ao Doador de sangue no Hemopa

Text_2

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro quando é comemorado o ‘Dia Nacional do Doador de Sangue’, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), realizou uma cerimônia especial para homenagear doadores e entidades parceiras que contribuem incansavelmente com este ato voluntário.

Durante o evento, o Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a relevância dos doadores voluntários para a sociedade. “Uma bolsa de sangue doada pode salvar até 4 vidas. Essa é a nossa grande missão, todos os dias: conscientizar as pessoas de que este pequeno gesto pode salvar muitas vidas. Nós estamos diariamente em campanha para que nosso estoque permaneça regular para atender os hospitais. Nossa luta é permanente e cada um de nós, somos parte integrante deste processo”. Que acrescentou ainda os avanços na administração da Hemorrede. “Neste primeiro ano de gestão já tivemos grandes conquistas. Entre elas a abertura da Agência Transfusional do Hospital Amazônia e até o final do ano vamos inaugurar as Agências Transfusionais de Uruará e no Hospital Abelardo Santos. A iniciativa faz parte do nosso programa de descentralização na assistência”.

Paulo Bezerra – Presidente da Fundação Hemopa.

Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros são instituições parceiras que colaboram constantemente com o banco de sangue do Hemopa e por isso receberam honrarias das mãos do presidente da Fundação. Além deles, representantes de mais 20 instituições públicas e privadas foram chamadas para receber a certificação como reconhecimento do ato solidário.

Como momento auge da cerimônia, a homenagem ao doador voluntário, Osvaldo Bellarmino, que fez cerca de 200 doações em vida e ajudou a salvar 800 pacientes. Ele faleceu em fevereiro deste ano de complicações cardíacas. E nada mais junto do que batizar o auditório da Fundação Hemopa com o nome deste que foi o maior doador de sangue de Belém. “Meu pai era apaixonado pela causa. Inclusive ele fazia aniversário no dia 25 de novembro e todos os anos trazia um bolo para comemorar com os servidores e doadores no Hemopa”, disse Osvaldo Bellarmino Junior, filho do homenageado.

Descerramento da placa do auditório, Osvaldo Bellarmino, da Fundação Hemopa.

Após a solenidade, todos cantaram os parabéns para os doadores em volta de um bolo gigante alusivo à data. As bandas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar animaram a manhã festiva. E o Coral dos Servidores da Fundação Hemopa encerraram a programação musical.

Coral da Fundação Hemopa.

Doação de sangue

Mas o dia não foi só para cerimônias, a recepção de doadores estava lotada. Muitas pessoas atenderam ao chamado do Hemopa para este dia festivo. No total foram 571 comparecimentos e 439 bolsas de sangue coletadas.

Alexandre Andrade, servidor público, fez questão de vir neste momento de festa. “Este é um ato de amor que eu faço questão de realizar. Já sou doador há mais de 15 anos e pretendo continuar até quando atingir a idade máxima”.

Deivisson Costa, universitário, não compareceu sozinho, trouxe um grupo de colegas da faculdade. “Para mim é um ato de renovação. Todas as vezes que venho doar, sinto como se estivesse renovando meu espírito, pois sei que vou ajudar muitas pessoas com esta doação”.