No município de Santarém, oeste paraense, a equipe do Hemocentro Regional está trabalhando o projeto “Doador do Futuro” nas escolas públicas e privadas do município. A intenção é despertar nas crianças e adolescentes, a importância doação voluntária de sangue e ainda mobilizar os pais dos alunos para efetuarem a coleta.
“A nossa equipe apresenta aos estudantes todo o ciclo do sangue e como cada um pode ser essencial no processo de salvar vidas. E eles levam esse ensinamento para dentro de casa. E acreditamos que quando eles tiverem idade para serem doadores voluntario, com certeza, serão”, ressaltou Suanne Santos, assistente social do Hemocentro Regional de Santarém.
E a ação surtiu resultados positivos. Em parceria com o Hospital Regional de Santarém, que cedeu o espaço para montar um posto de coleta, muitos pais compareceram para fazer o ato de generosidade. Nos dias 5 e 6 de novembro, foram registrados 137 comparecimentos e coletas 104 bolsas de sangue, superando a meta inicial que era coletar 90 bolsas. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes adultos e 8 infantis. Isso quer dizer que a ação realizada salvará mais de 400 pacientes.
As parcerias são essenciais para abastecer o estoque de sangue do Hemocentro de Santarém. A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), está comemorando 10 anos de criação e quem ganha o presente são os pacientes que precisam de sangue. Professores, universitários e funcionários do administrativo da Universidade compareceram ao Hemocentro para fazer a doação de sangue.
“Precisamos sempre das parcerias para manter nosso estoque abastecido, com capacidade para atender a nossa rede hospitalar. Só podemos agradecer à todos que se sensibilizaram com os nossos chamados e compareceram ao Hemopa Santarém. Este ato de amor é muito importante para quem espera por uma transfusão”, disse Suanne Santos.
Quem pode ser um doador
Para ser doador de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde.
Basta o cidadão comparecer ao posto de coleta com um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Após o cadastro, o doador voluntário vai passar pelo processo de triagem e se estiver apto a doar, a coleta de sangue dura em média seis minutos.
Para mais informações sobre a doação de sangue é só ligar para (93) 3524 7550.