Nesta quinta-feira, dia 31, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará, por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), realizou o I Encontro de Fisioterapia, no Auditório do prédio sede, na Batista Campos.
A mesa de abertura do evento contou com a participação da Dra. Luciana Maradei, Diretora Técnica do Hemopa, da biomédica Renata Hermes, e da fisioterapeuta Roberta Bentes.
O objetivo é ampliar o conhecimento na área da fisioterapia hematológica. “A gente observou que não existe na grade curricular dos cursos de graduação do Pará, a fisioterapia aplicada em hematologia, o que deixa uma lacuna muito grande no ensino. E já que temos, no Hemopa, um serviço de excelência da fisioterapia aplicada na hematologia, conhecido nacionalmente, resolvemos fazer o encontro para trocar experiências e passar um pouco do conhecimento para outras pessoas”, explicou Roberta Bentes que faz parte da comissão organizadora.
No total, 70 pessoas se inscreveram no evento. Foram debatidos temas como a ‘Atuação fisioterapêutica nos pacientes onco-hematológicos, ‘Saúde articular das pessoas com Hemofilia’, ‘Acupuntura no manejo da Doença Falciforme’, entre outros assuntos de relevância no tratamento aos pacientes.
Para a estudante de fisioterapia da Unip, Jacilene Soares, o evento foi muito bom. “Como estamos no primeiro semestre de curso, todo o tipo de conhecimento é importante para ampliar a nossa visão quanto ao futuro. E este evento nos apresentou muitas possibilidades”, disse.
Patrícia Moreira, que também é graduanda de fisioterapia da Unip, disse que não conhecia esta área de conhecimento da fisioterapia e ficou interessada. “É uma possibilidade de buscarmos especialização na área de hematologia, visto que existem poucos profissionais no mercado. É uma área bem interessante, que lida com a o atendimento mais humanizado. Eu vou pesquisar mais sobre o assunto”.
Fisioterapia no tratamento de pacientes hematológicos
A Fundação Hemopa atende cerca de 17 mil pacientes na área ambulatorial. A assistência é multidisciplinar e entre as especialidades está a fisioterapia. E todos os dias é realizado atendimento à pacientes nos consultórios do anexo I, na Avenida Serzedelo Correa.
A fisioterapia é aplicada na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes hematológicos para minimizar os sintomas causados pela doença. “O nosso objetivo maior é que as pessoas com doenças hematológicas recebam atenção fisioterapêutica especializada e apropriada ao seu problema de saúde e que tenha uma melhor qualidade de vida a partir do trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais”, destacou Roberta Bentes.