Nesta quarta-feira, dia 14, foi o segundo e último dia do Curso Multiprofissional em Coagulopatias Hereditárias, em Santarém. Os assuntos abordados na programação atenderam a expectativa de um público multiprofissional da área da saúde que trabalha diretamente com pacientes hematológicos.
A cirurgiã dentista, Marilda Fernandes, que trabalha na rede pública, pode trocar experiências e atualizar os conhecimentos sobre hemofilia. “Todo acompanhamento com o paciente hemofílico é de extrema responsabilidade e, os assuntos que o evento trouxe, com temas novos, nos ajuda adquirir mais conhecimento para melhor atender o paciente”.
Como convidada especial desta edição, o Hemopa trouxe a médica pediatra Cláudia Santos Lorenzato que é Integrante do Comitê de Assessoramento Técnico em Coagulopatias da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde. Antes de palestrar, ela teve a oportunidade de visitar o Hemocentro Regional de Santarém. “Fiquei impressionada com a organização do Hemocentro e de todos os processos de coleta de sangue. Assim a gente percebe que a assistência à sociedade é feita de maneira adequada”, destacou.
No total foram 160 inscritos entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e pedagogos.
Raisa Pereira, médica da Estratégia saúde da família de Santana (onde fica ou a distância até Santarém) ficou entusiasmada com a realização do curso, uma vez que as oportunidades são pouco freqüentes no Oeste do Pará. “Temos que aproveitar cada curso de capacitação, pois não ocorre com freqüência aqui em Santarém. Participei de palestras enriquecedoras. Aproveitei ao máximo de cada momento”.
Durante a cerimônia de encerramento, Joaquim Azevedo, gerente do Hemocentro de Santarém agradeceu a presença de todos. Assim como a dra. Saide Trindade, coordenadora do evento que ressaltou a importância de trabalhar a equipe multidisciplinar. “Estamos muito satisfeitos com o evento aqui em Santarém. Tivemos uma conquista importante. Fizemos um evento multiprofissional, conseguimos trazer assuntos específicos que são primordiais para a equipe multidisciplinar trabalhar com os pacientes. Se melhorarmos a capacitação dos profissionais, estaremos otimizando o atendimento também”.
Nos dias 22 e 23 de agosto, a Fundação Hemopa vai realizar o Curso Multiprofissional em Coagulopatias Hereditárias, em Marabá.