Parcerias elevam o número de doações de sangue

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) fechou o dia de coleta no sábado (16), com o significativo saldo de 328 comparecimentos de voluntários, o que resultou em 246 coletas que vão atender quase mil pacientes que necessitam de transfusão de sangue na rede hospitalar.

O movimento registrado no sábado foi de 220 comparecimentos e 172 coletas somente na sede do Hemocentro, em Batista Campos; e 108 comparecimentos de voluntários e 74 doações na Unidade de Coleta Castanheira, na Área Metropolitana de Belém (AMB).

As doações na sede do Hemopa foram impulsionadas pela campanha de doação de sangue de Igreja Adventista/Distritos Ananindeua e Guamá, em comemoração ao Dia do Jovem Adventista. A Gerência de Captação de Doadores (Gecad) comemorou o registro de voluntários.

 

De acordo com a titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, “o jovem adventista tem mostrado, por meio da doação de sangue, o verdadeiro significado da solidariedade ao próximo. Suas doações são de repetição. Isso é o símbolo da cidadania”.

Parcerias – Ao longo da semana, de 11 a 14, a Fundação Hemopa recebeu outras colaborações de instituições parcerias, que rendeu uma média de 235 comparecimentos, distribuídos entre campanhas externa e interna, “Caravanas solidárias”, que ocorrem de maneira permanente com o objetivo de elevar o número de doadores e a manutenção do atendimento da demanda transfusional.

Entre as ações, destacamos a campanha em parceria com a Universidade Federal do Pará, através do “Trote Solidário”, dias 13 e 14, que somou mais 220 comparecimentos.

As próximas ações em parcerias estão programadas para os dias 20 e 21, com o Departamento de Trânsito (Detran), em Belém e no dia 22, em uma ação que será realizada no Hospital Lair Maia.

Para ser um candidato à doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço:

Na Região Metropolitana de Belém as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109); e  na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole) também mesmo dias e horários; na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania, de 10h às 18h. Toda última semana do mês, o Hemopa também está na Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78. Mais informações: 0800 280 8118.

Por Vera Rojas