Superação de meta em doação de sangue é sempre uma boa notícia para o Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), promoveu a Campanha Folia que Salva Vidas. Mais de 2.600 voluntários compareceram aos pontos de doação, ultrapassando a meta diária de 300 voluntários, já que esse número chegou a 371.
A campanha, realizada de 16 a 23 de fevereiro, resultou em 2.092 coletas, que ajudarão a salvar mais de 8.300 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. A ação estratégica reforçou o estoque de sangue do hemocentro, garantindo o atendimento da demanda transfusional no período carnavalesco.
Lançada na Praça Batista Campos, em Belém, a campanha contou com a participação de instituições parceiras, públicas e privadas, que incentivam a doação de sangue. Na abertura, houve o apoio da unidade móvel de coleta do Hemopa.
Comemoração – O resultado significativo no comparecimento de voluntários e na coleta de sangue foi comemorado pelas equipes da Sespa e da Fundação Hemopa, que promove a Política Estadual do Sangue, para atender a hemorrede composta atualmente por 46 unidades: sede do Hemopa, unidades de coleta na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém; na Unidade do Pórtico Metrópole; hemocentros Regionais de Marabá, Santarém e Castanhal; hemonúcleos em Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, e as Agências Transfusionais.
A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradeceu a cada voluntário que atendeu ao chamado para a campanha do Carnaval. “Essa foi a primeira grande campanha de 2019, e estamos muito felizes com o resultado. Isso nos dará condições de atendimento pleno da demanda transfusional no período das festas de Carnaval”, garantiu.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, reconheceu o empenho de cada servidor do hemocentro, pois segundo ele não foram medidos esforços para a campanha superar a meta diária de 300 comparecimentos. “Agradeço o apoio incondicional da Sespa na promoção da doação de sangue e aos doadores que atenderam ao nosso convite, que vai transformar vidas e abrir sorrisos em quem foi beneficiado por essa onda de solidariedade”, ressaltou o gestor.
Para ser candidato à doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.
Serviço: Em Belém, as doações de sangue podem ser feitas na sede do Hemopa e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta no Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. Na última semana de cada mês a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, das 8 às 13h. Mais informações: 08002808118 ou (91) 3110-6500.
Por Vera Rojas