Hemopa abre campanha em homenagem ao dia nacional do doador

Text_2

No próximo domingo, 25, o Brasil comemora o Dia Nacional dos Doadores de Sangue, em homenagem a milhares de pessoas altruístas e que reservam um pouco do seu tempo para salvar vidas anonimamente. No Pará, a data será lembrada com vasta programação elaborada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que, assim com a maioria dos hemocentros brasileiros, enfrenta dificuldades com a insuficiência no estoque de sangue, que no estado, já representa  30% a menos da coleta.

“Salvar Vidas Está no Meu Sangue”. É o tema da Semana do Doador 2018 que em Belém inicia dia 24/11 e vai até 1° de dezembro. Já na hemorrede, a data e a programação são  diferenciadas e de acordo com a realidade local. De 19 a 23 deste mês, a campanha teve início nos Hemocentros Regionais de Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Tucuruí e Altamira. No Hemocentro Regional de Castanhal será promovida de 26 a 30/11. No Hemonúcleo de Capanema a programação será de 26/11 a 14 de dezembro.

A campanha vai contribuir decisivamente para reforçar o estoque de sangue e proporcionar atendimento satisfatório aos pacientes internados na rede hospitalar, pública e privada, com doenças potencialmente mortais e, os que passam por intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As doações também atendem pequenos usuários na assistência materno-infantil, na gravidez e, principalmente, no setor de urgência e emergências nas unidades hospitalares.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, esse atendimento só é possível graças a solidariedade do voluntariado “O atendimento pleno em quantidade e qualidade só é possível com o envolvimento social da população em prol da saúde pública de nosso estado, o que renova a esperança, a saúde e a fé de quem depende da doação de sangue para sobreviver ou melhorar sua qualidade de vida, tendo em vista, que há pacientes com patologias do sangue que dependem desse ato solidário a vida inteira”, observou.
A assistente social informa que a meta da campanha é de 500 coletas na abertura, dia 24. No decorrer da semana, a meta é de 250 doações, que vai reforçar estoque de sangue e garantir atendimento pleno da demanda transfusional em dezembro.

Atualmente a hemorrede estadual é composta por 44 unidades entre os Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; os Hemonúcleos de Altamira, Tucuruí, Abaetetuba, Redenção e Capanema e Agências Transfusionais, que corresponde a uma cobertura transfusional em torno de 90%, para uma população de 2,2%, que doa sangue regularmente, enquanto a média nacional é de 1.9%. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que entre 3% a 5% da população seja doadora freqüente.

Programação– Em Belém, a programação será aberta neste sábado, com “Caravanas Solidárias da Doação de Sangue”, parabéns aos doadores, feirinha de instituições parceiras e apresentações culturais. Isso tudo de 8h ao meio dia, no estacionamento do Hemopa. Já confirmaram presença Wanda Ravelly, Vittinho Ferrari, Banda Mistra Quente, Ministério Pará Sal Luz, Jorginho Gomez e amigos e Henrique Brandão.

No dia 25, haverá a “Caminhada Pela Vida”, que vai percorrer 3,5 km pelas ruas de Belém. A concentração será às 6h na Fundação Hemopa e vai terminar na Praça da República, onde haverá coleta de sangue, próximo ao Theatro da Paz, com a Unidade Móvel de 8h às 13h.Dia 26, o Hemopa homenageará 115 servidores doadores de sangue com entrega de “Certificado Solidariedade”.

Dia 26, realização de campanha “Instituição Cidadã- Todos doando sangue” e Caravanas Solidárias, na sede Hemopa, de 8h às 18h e nas Unidades de Coleta Castanheira e Pátio Belém, de 10h às 17h. No dia 27, será realizado Workshop com “Capacitação em Hemoterapia” para profissionais da área da saúde, no auditório do hemocentro, de 8h às 12h.

Quem pode doar– Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Na Região Metropolitana de Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). De segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Toda última semana do mês, o Hemopa também está na Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78. Mais informações: 0800 280 8118.